Os pacientes com galactosemia devem evitar alimentos que contenham galactose, como:
Quais são os principais monossacarídeos? cite a função de cada um
Sacarose - glicose e frutose; Maltose - glicose e glicose; Lactose - glicose e galactose. A sacarose é o açúcar de uso comum, açúcar de mesa. Principalmente encontrada na cana-de-açúcar, açúcar de beterraba, melaço, xarope e açúcar de bordo, xarope de milho, entre frutas, vegetais e mel.
O grupo de monossacarídeos, para quem não conhece, é formado basicamente pela glicose (encontrada em vegetais, cereais, açúcares e massas); frutose (presente nas frutas, vegetais e no mel) e galactose (encontrada nos leites e derivados).
A sacarose, o vulgar açúcar usado em culinária, é constituído por uma molécula de glicose ligada a uma de frutose. A maltose é também um dissacarídeo, formada por duas moléculas de glicose. A lactose é encontrada no leite e resulta da união de uma glicose com uma galactose.
Dissacarídeo
Quando ocorre a união de apenas dois monossacarídeos, recebem a denominação de dissacarídeo. Como principais exemplos, podemos citar a maltose (glicose + glicose), lactose (galactose + glicose) e sacarose (glicose + frutose).
O termo glicólise significa “açúcar dividido” e é uma referência ao que acontece nesse processo: a glicose, molécula formada por seis carbonos, é quebrada em dois açúcares de três carbonos. Na glicólise, ocorrem dez reações diferentes, que resultam na formação de duas moléculas de piruvato.
Os dissacarídeos (como maltose, lactose e sacarose) consistem em 2 monossacarídeos unidos covalentemente por uma ligação O-glicosídica, a qual é formada quando um grupo hidroxila de uma molécula de açúcar reage como o carbono anomérico de outro (figura abaixo).
Em química, a ligação glicosídica é uma ligação covalente resultante da reação de condensação entre uma molécula de um carboidrato com um álcool, que pode ser outro carboidrato. ... As valências livres de ambas as moléculas se unem produzindo a ligação glicosídica (-O-).
Os dissacarídeos são uma forma simples de açúcar, composta por dois monossacarídeos ligados, dos quais existem três: glicose, frutose e galactose. ... Eles também podem ser formados por dois dos mesmos monossacarídeos que se ligam, e a maltose, por exemplo, é um par de moléculas de glicose.
A frutose pode ser obtida por meio da hidrólise de inulina, uma polissacarídio de origem vegetal, ou da sacarose, que é um dissacarídeo formado pela união de uma molécula de glicose e uma de frutose. ... A absorção desse monossacarídeo aumenta quando ingerido sob a forma de sacarose ou combinado com a glicose.
A frutose é absorvida através de dois mecanismos distintos, sendo o primeiro um transporte facilitado, independente da glicose, com baixa capacidade, e, o segundo, um co-transporte, dependente da glicose e com alta capacidade10. A difusão facilitada é mediada pela proteína GLUT, que no caso da frutose é a GLUT5.
A frutose é o monossacarídeo mais doce existente, sendo que pode ser encontrada no mel e em muitos frutos, de onde surgiu o seu nome “açúcar de frutos”. Ela normalmente encontra-se combinada com a glicose nesses alimentos. A frutose também pode ser obtida por meio da hidrólise do polissacarídeo inulina.
Frutas ricas em frutose
O que é sacarose? Esse é o açúcar do cafézinho, aquele branquinho mesmo que fica na mesa. A sacarose pode ser bastante prejudicial para a saúde. É encontrado na cana-de-açúcar, mel, raízes de beterraba, ao lado da glicose em certas frutas e em outras plantas.
A frutose ou "açúcar de fruta" é um importante monossacarídeo, assim como a glicose. Ela é naturalmente encontrada em frutas, no mel, no agave e na maioria dos vegetais de raiz. Além disso, é comumente adicionada a alimentos processados na forma de xarope de milho ou xarope de frutose.
Segundo a tabela de alimentos da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), 100 g de uva moscatel possuem 9,5 g de frutose natural. Depois vem o caqui sem casca com 7,8 g de frutose. Na mesma quantidade, vem em seguida a lichia sem casca, com 7,6 g, e a pera com casca, com 7 g.
A frutose, quando ingerida, é metabolizada e se transforma em glicose, nutriente que por sua vez fornece energia ao organismo. ... Portanto, opte pela ingestão natural através das frutas, que carregam outros nutrientes como as fibras, que melhoram a digestão e evitam o desequilíbrio metabólico.
Ainda que a frutose seja definida como um carboidrato simples, a parceria com as fibras dentro dos vegetais anula potenciais impactos negativos. “Por isso, sempre que possível, o ideal é comer as frutas com casca e bagaço”, sugere.
Frutose é o nome dado para o composto que adoça as frutas. É um açúcar simples que compõe as frutas, mel e alguns vegetais”, explica a nutricionista Luna Azevedo.
"Comer uma fruta inteira é melhor do que tomar um suco de fruta, mas se você usar o suco como um complemento, tudo bem. Não se você estiver tomando o suco para hidratar-se ou bebendo em grandes quantidades", explica Sievenpiper.
Alimentos que devem ser evitados