Esses instrumentos, também chamados autorressonadores, produzem sons por sua própria vibração ao ser percutidos. São instrumentos idiofones: claves, castanholas, pratos, triângulo, xilofone, metalofone etc.
Membranofones são instrumentos que produzem som com a vibração de membranas distendidas através da percussão. É uma das quatro principais divisões no sistema original de classificação de instrumentos musicais Hornbostel-Sachs. São exemplos de membranofones os tambores e os kazoos.
Além de construir, o luthier ainda é responsável por realizar o reparo e regulagem dos instrumentos de corda com caixa de ressonância, entre eles, violão, violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, violas da gamba e todo tipo de guitarras (acústica, elétrica, clássica), alaúdes, archilaúdes, tiorbas, e bandolins.
Espécie de zunidor, ou zumbidor, cujo fenômeno acústico se processa através do atrito de um objeto rodopiado contra o ar. É instrumento de ritual, usado em cerimônia funerária.
“Zunidor: instrumento cerimonial entre certos povos indígenas ou brinquedo, consistindo em um pedaço de madeira ou papelão atado a uma corda, que se faz girar produzindo um som.”
Aerofones - produzem som a partir da vibração de uma massa de ar (flauta, trompete, etc.) Eletrofones - O som é produzido a partir de um campo eletromagnético.
Os metais mais comuns são: trombone, trompa, eufônio (bombardino), tuba, sousafone, trompete, fliscorne (Flugelhorn) e corneta de pistões.
Instrumentos de sopro
escaleta
Confira os 4 instrumentos mais fáceis de tocar
substantivo masculino Instrumento musical de madeira, de sopro e palheta dupla, que forma na orquestra o baixo da série dos oboés.