A primeira delas é Em Busca da Felicidade (1941), da Rádio Nacional. A mesma rádio lança o Repórter Esso (1941), que inaugura o radiojornalismo brasileiro.
Na década de 1920, as primeiras transmissões eram realizadas em caráter de teste pelo escocês John Logie Baird, que utilizou-se de um sistema mecânico baseado no “Disco de Nipkow”. Na mesma década, nos Estados Unidos, dois cientistas desenvolviam ideias voltadas à transmissão de imagens a distância.
O rádio é um veículo de comunicação baseado na difusão de informações sonoras por meio de ondas eletromagnéticas em diferentes frequências. ... A primeira companhia de rádio foi fundada em Londres, pelo cientista italiano Guglielmo Marconi, em 1896, com a emissão e recepção de sinais sem fio.
É bom lembrar que, antes de 1969, o rádio sofre muito menos a concorrência da TV – até porque a infraestrutura de telecomunicações do Brasil até aquele ano não permitia as transmissões de âmbito nacional. A TV era um fenômeno local. Tanto assim que o Jornal Nacional, da Rede Globo, só nasce nesse ano de 1969.
Cronologia
A primeira descoberta está nas ondas de rádio, com capacidade de enviar som e fotos pelo ar. Isso aconteceu em 1860, quando o físico escocês James Maxwell descobriu as ondas, que foram apresentadas somente em 1886 por Heinrich Hertz.