A Terceira Revolução Industrial, também conhecida por Revolução Técnico-Científica e Informacional, é um processo de inovação tecnológica marcado pelos avanços no campo da informática, da robótica, das telecomunicações, dos transportes, da biotecnologia e química fina, além da nanotecnologia.
Principais características da Terceira Revolução Industrial: - Utilização de várias fontes de energia (antigas e novas): petróleo, energia hidrelétrica, nuclear, eólica, etc. ... - Desenvolvimento da Biotecnologia, ampliando a produção da indústria de medicamente e melhorando a qualidade e eficiência.
carvão
Resposta: A forte de energia das locomotivas de antigamente era é a energia térmica que era produzida pela queima de carvão mineral ou de lenha. Depois, passou-se a utilizar combustíveis para queimar e produzir a energia termina como o Diesel.
O ferro, o carvão e a energia a vapor, característicos da primeira fase da Revolução Industrial, agora dão lugar aos representantes da segunda fase: o aço, a eletricidade e o petróleo.
MATRIZ ENERGÉTICA EUROPEIA: As principais fontes de energia que constituem a matriz energética da Europa são: gás e petróleo: a exploração e a produção desses recursos energéticos em território europeu ocorrem no Mar do Norte, na costa da Dinamarca, da Escócia, da Inglaterra e da Noruega, a principal produtora.
Os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e gás natural) são chamados assim porque são, de fato, derivados de plantas e vegetais mortos, soterrados com os sólidos que formam as rochas sedimentares. Eles são a principal fonte de energia utilizada no mundo hoje.
O surgimento da máquina a vapor, na Inglaterra do século XVIII, possibilitou a expansão dos sistemas de produção, acompanhando a maior demanda por mercadorias gerada a partir do crescimento populacional. ... O carvão mineral era a principal fonte de energia utilizada nas locomotivas e máquinas a vapor.
Atualmente, o gás continua sendo a principal fonte de produção de eletricidade, representando 38% do total nos três meses, seguido pela energia nuclear (21%) e energia eólica (20%).
Energia Hidráulica: obtida pela força da água dos rios. Energia Solar: obtida pela energia do sol. Energia Eólica: obtida pela força dos ventos. Energia Geotérmica: obtida pelo calor do interior da terra.
Os tipos de energia existentes são: energia mecânica, térmica, elétrica, química e atômica, responsáveis por realizar trabalhos, movimentos e gerar energia elétrica.
O Princípio da Transformação de Energia O princípio da conservação de energia afirma que a energia não pode ser destruída nem criada. Em vez disso, a energia apenas transforma de uma forma para outra.
Verificado por especialistas. No chuveiro, a energia elétrica é transformada em energia térmica pelo resistor, fenômeno chamado efeito joule. Já no liquidificador, a energia elétrica é transformada em energia mecânica, por meio do motor, que é um dispositivo que funciona por magnetismo.
2- a fonte de energia de um celular é a bateria, nela ocorre transformação da energia química( que ocorre através das reações de oxido-redução)em energia elétrica.
Um bom exemplo de receptor elétrico é o motor elétrico, como ventiladores, liquidificadores e batedeiras. Quando recebem energia elétrica, esses motores a transformam em energia mecânica que pode ser observada no giro desses aparelhos.