Uma estratégia competitiva é a forma que uma organização compete no mercado. Isso inclui como ela se comporta em relação aos concorrentes e qual o seu tipo de vantagem sobre eles. Portanto, a estratégia competitiva se refere a uma posição estratégica de competição no mercado, sempre pensando em uma visão de futuro.
Os vetores de competitividade também podem ser entendidos como diferenciais competitivos. No atual cenário de competitividade global, os investimentos em tecnologia e valorização da mão-de-obra interna podem ser considerados como dois grandes diferenciais competitivos.
Há dois tipos de concorrência de mercado: Direta:onde o concorrente oferece os mesmos produtos e serviços que os da sua empresa. Indireta: quando por parte do concorrente há uma oferta de produtos e serviços semelhantes aos seus. ... Ademais, o permite compreender o que falta para alcançar ou superar a concorrência.
As mudanças implementadas por meio de inovações incrementais são, geralmente, focadas em melhorar a eficiência do desenvolvimento de um produto já existente, da produtividade e da diferenciação competitiva. Muitas empresas usam a inovação incremental para ajudar a manter ou melhorar a posição no mercado de um produto.
Invenção tem a proposta de trazer ao mundo algo que não existe, apenas isso, criar algo novo, sendo um requisito para patenteabilidade. A inovação surge com a melhoria de um produto, processo ou serviço já existente ou a criação de algo novo que seja absorvido pelo mercado e gere negócio.
Inovação x Criatividade x Invenção Começando por Criatividade versus Inovação, podemos dizer que a principal diferença está no foco. Criatividade significa desencadear o potencial da mente para conceber novas ideias e, portanto, é algo mais subjetivo. ... Já invenção é sobre criar algo.