A1. 1 Para efeito da NR13, é considerado operador de caldeira aquele que satisfizer uma das seguintes condições: a) possuir certificado de Treinamento de Segurança na Operação de Caldeiras expedido por instituição competente e comprovação de prática profissional supervisionada conforme item A1.
Os principais documentos/ penalidades de um vaso de pressão são: — Placa de identificação e categoria (multa de R$ 400,68 a R$ 1.
A NE 13 classifica os vasos de acordo com os seus fluidos e gases, da seguinte maneira:
O Prontuário atualizado é um dos documentos obrigatórios que o estabelecimento, onde o vaso estiver instalado, deverá possuir. Ele é o registro de nascimento do vaso de pressão, e deverá ser fornecido pelo fabricante do equipamento no momento de sua aquisição.
Para determinar o Grupo Potencial de Risco, devemos fazer a conta entre Pressão x Volume, PxV, onde 'P" é o valor determinado pelo fabricante do vaso, chamado de Pressão Máxima de Trabalho Admissível ou simplesmente PMTA na unidade de Mpa, e seu Volume “V” em m³.
Abaixo seguem algumas recomendações da literatura para Cálculo de Vasos de Pressão:
Reconhecido como um ensaio de nível III, o teste hidrostático de extintores tem por objetivo avaliar os componentes do equipamento sob os efeitos da pressão. Geralmente, a água é utilizada como fluido pressurizado.
Tubos e conexões Os tubos e as conexões são de PVC, o material mais indicado pra qualquer instalação de esgoto. Os tubos são de vários diâmetros que você vai escolher de acordo com o uso: 40 mm para a saída da pia, 100 mm para a descarga da bacia sanitária, que usa mais água, e assim por diante.
Os tubos com classe de resistência SN4 são os mais comuns, usados para esgoto interno e externo. O diâmetro mínimo do tubo é de 5 cm com uma parede de 2,6 mm. Para um diâmetro de 11 cm, a espessura é de 3,2 mm. Tubos de gravidade média são instalados para o riser da casa comum e a saída para o dreno externo.