Presidencialismo e Parlamentarismo De tal modo, no Presidencialismo o presidente é a figura mais importante, enquanto no Parlamentarismo, o Chefe de Governo é chamado de Primeiro Ministro, todavia os poderes estão a cargos dos Parlamentares (deputados).
O Brasil é uma república federativa constitucional presidencialista, de forma adotada em 1889. O Estado brasileiro está organizado em três Poderes: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. O Chefe do Poder Executivo (que acumula as funções de chefe de Estado e chefe de Governo) é o Presidente da República.
Os pontos positivos da monarquia são a agilidade com que o monarca pode impor mudanças políticas e a ausência de disputas políticas internas. E os pontos negativos da monarquia são que o governo não se encontra submetido à aprovação popular.
Tanto a monarquia quanto a república são sistemas de governo. ... Na monarquia o chefe de Estado se mantém no poder durante toda a vida, ou até abdicar. Na república, o chefe de Estado é eleito democraticamente para um determinado período de tempo.
Os principais fatores que levaram a queda da Monarquia foram os termos da Abolição da Escravatura, a expansão do prestígio do Exército, a Questão Religiosa e o "clima cultural" do final do século XIX.
Foram causas que levaram ao fim da Monarquia no Brasil a abolição da escravatura, a Guerra do Paraguai e as mudanças no contexto histórico internacional. ... Este grupo, que era a base de sustentação política e econômica da Monarquia, abandonou o governo e, sem base, caiu pouco menos de um ano depois da abolição.