2 - Válvulas de Controle
As válvulas de controle são instrumentos utilizados para monitorar o fluxo, pressão, temperatura e nível dos fluidos dentro das tubulações.
1) Globo Convencional; 2) Globo Três Vias; 3) Globo Gaiola; a) De deslocamento Linear 4) Globo Angular; 5) Diafragma; 6) Bipartido e 7) Guilhotina.
Para se especificar corretamente uma válvula é preciso, no mínimo, das seguintes informações: tipo de fluído, temperatura, viscosidade, vazão, pressões à montante e à jusante, pressão de fechamento, ruído máximo permitido conforme legislação, existência de vaporização (flashing) ou cavitação, diâmetro das tubulações de ...
A partir de simplificações da equação de Bernoulli, pode-se modelar uma válvula com a seguinte equação: onde é a vazão volumétrica; é a diferença de pressão a montante e a jusante; é o peso específico do fluido e é o chamado coeficiente de vazão da válvula.
O Cv é definido como sendo o número de galões (USA) de água que passam pela válvula totalmente aberta em um minuto, à temperatura de 68°F, provocando uma queda de pressão de 1 psig.
Uma abertura executada na parede lateral ou no fundo de um recipiente que contenha líquido, e que possibilita o escoamento desse líquido, é genericamente denominada orifício.
BOCAIS são peças tubulares adaptadas aos orifícios, tubulações ou aspersores, para dirigir seu jato. Seu comprimento deve estar compreendido entre uma vez e meia (1,5) e cinco vezes (5) o seu diâmetro.