O plano de comunicação interna é uma estratégia voltada para a interação entre a empresa e seus colaboradores. Ele serve, principalmente, para desenvolver canais de contato eficientes que façam os funcionários conectarem-se com a companhia.
A comunicação interna tem como objetivo informar o público interno da organização sobre os mais diversos assuntos que contribua com os processos da empresa. Já o endomarketing, busca, por meio de estratégias comunicacionais, fazer com que os colaboradores se sintam engajados e motivados com o seu trabalho.
Endomarketing pode ser entendido como o Marketing voltado para as ações dentro da empresa, também conhecido como Marketing Interno. O termo Endo é oriundo do grego Endus e significa para dentro, logo seu conceito é definido como: o estudo das necessidades e desejos dos consumidores.
Alguns exemplos de endomarketing são:
Uma ação de endomarketing pode ser dividida em três pilares:
Endomarketing não é o mesmo que Comunicação Interna. É um processo gerencial, cíclico e continuado, formado por um composto de 4 variáveis: a Empresa (o que entregamos aos colaboradores), o Ambiente (tangível e intangível), o Trabalho (a moeda de troca do colaborador), e por fim a Comunicação.
O objetivo central do endomarketing é focar nas pessoas para gerar resultados. São ações com a finalidade de promover a interação do funcionário juntamente com a empresa, criando métodos motivacionais, eventos, treinamentos, valorizações e atividades do gênero.
Endomarketing é um conjunto de iniciativas destinadas ao público interno da empresa, ou seja, aos seus colaboradores. Por ter como foco o atendimento aos desejos e necessidades dos trabalhadores, também é chamado de marketing interno.
As ações de endomarketing nas empresas tem como objetivo aumentar a satisfação e engajamento dos colaboradores com a organização. Essas ações ajudam a melhorar a cultura organizacional, reduzir o turnover e otimizar os resultados da empresa.
O conceito de endomarketing envolve ações de engajamento, motivação, reconhecimento, incentivo à formação profissional, entre outras. Por isso, deve ser planejado e executado em conjunto por duas áreas de uma empresa: o marketing e o RH.
Endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na empresa. É também chamado de Marketing Interno e visa melhorar imagem da empresa entre os seus colaboradores, culminando em uma equipe motivada e reduzindo o turnover.
O endomarketing é um importante instrumento de gestão, que foca no desenvolvimento de ações para o público interno e visa o aperfeiçoamento do clima organizacional. Entre as consequências dessa melhoria estão o engajamento e motivação da equipe e redução de turnover.
Importância do Endomarketing. O endomarketing pode ser uma mina de ouro para as empresas. Isso porque tem forte potencial para aumentar os resultados, a visibilidade e o reconhecimento de marca, e reduzir os custos com a rotatividade de pessoas. O funcionário ganha e a empresa ganha.
Como fazer endomarketing?
As empresas são feitas de pessoas e a importância do endomarketing está em buscar entender as diferenças de cada uma, respeitando os processos comunicacionais e metódicos de forma a encontrar um equilíbrio entre todos, contribuindo para o trabalho conjunto e propício aos melhores resultados.
Conheça seus funcionários Uma ferramenta que ajuda neste processo é a descoberta do perfil comportamental de cada um. Dessa forma, você poderá criar uma nova atividade criativa que oferecerá resultados reais para sua organização e para o clima organizacional.
Endomarketing: a ferramenta para o engajamento na sua empresa. ... Bom, dizemos que é um marketing para colaboradores, mas com a intenção de que, com isso, esse colaboradores sejam clientes da empresa, reforçando a imagem da marca. Endomarketing é um termo mais recente que “Marketing”, que nós já conhecemos.