De acordo com o Anexo I do CTB, via é a “superfície por onde transitam veículos, pessoas e animais, compreendendo a pista, a calçada, o acostamento, ilha e canteiro central”. Sua classificação, conforme artigo 60, leva em consideração o fim a que se destina, bem como o espaço geográfico em que se situa.
Um imóvel lindeiro nada mais é do que um lote ou edificação que se localiza às margens da via pública de nosso pai. Ou seja, é aquela propriedade que está localizada em estradas.
A área lindeira, mencionada no artigo 216, é sinônimo de “lote lindeiro”, definido no Anexo I do CTB, como “aquele situado ao longo das vias urbanas ou rurais e que com elas se limita”, isto é, constitui todo imóvel, garagem, estabelecimento comercial, prédio, terreno, estacionamento etc., com acesso diretamente para a ...
Também no CTB, a via urbana é definida como “ruas, avenidas, vielas, ou caminhos e similares abertos à circulação pública, situados na área urbana, caracterizados principalmente por possuírem imóveis edificados ao longo de sua extensão.” Existem quatro tipos de qualificações: vias de trânsito rápido, vias arteriais, ...
Coletora - destinada a coletar e distribuir o trânsito que tenha necessidade de entrar ou sair das vias de trânsito rápido ou arteriais, possibilitando o trânsito dentro das regiões da cidade. ... Rodovia - via rural pavimentada. Estrada - via rural não pavimentada.
Arterial: Caracterizada por interseções em nível, geralmente controlada por semáforo, com acessibilidade aos lotes lindeiros, vias secundarias e locais. ... Coletora: É destinada a coletar e distribuir o trânsito que tenha necessidade de entrar ou sair das vias de trânsito rápido ou arteriais.
Para este caso, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece os seguintes limites: nas vias urbanas: 80 km/h nas vias de trânsito rápido, 60 km/h nas vias arteriais, 40 km/h nas vias coletoras e 30 km/h nas vias locais.
Na classificação viária mais usual, no entanto, distinguem-se quatro classes viárias básicas: vias expressas; vias arteriais; vias coletoras; vias locais.
O sistema viário do município é constituído pelas vias municipais, estaduais e federais existentes e projetadas, identificadas na planta integrante da Lei 7.
Significado de leito: Superficie aplainada de caminho, rua, estrada, etc.
Leito de estrada ou rua, a parte de uma estrada ou rua, compreendida entre as bermas ou entre os passeios laterais.
❖ Linhas de bordo - separam a pista do acostamento ou calçada - na cor branca ou amarela. ❖ Linha de continuidade (no mesmo sentido da via) - na cor branca ou amarela.
LINHA DIVISÓRIA DE FLUXOS OPOSTOS – divide fluxos opostos de tráfego em vias sem canteiro central. LINHA DE BORDO – indica aos condutores de veículos o limite lateral direito ou esquerdo da pista de rolamento.
Tráfego e trânsito de veículos e pessoaso. O Leito Carroçável é formado por faixas de tráfego separadas por Linha de Bordo, linha que separam os fluxos de Mesmo Sentido e Fluxos Opostos. A LBO indica o limite lateral (da borda) da pista até onde os veículos podem trafegar com segurança.
Faixas de rolamento são os espaços entre as faixas pintadas no chão - que são, por sua vez, a sinalização horizontal. "Essas faixas delimitam onde os motoristas e motociclistas devem ficar.
3,50 metros
Designa-se faixa de rodagem a parte de uma rua ou de uma estrada destinada à circulação de veículos, automóveis ou outros.