JavaScript (JS) é uma linguagem de programação que pode ser rodada em um navegador de internet. Ela ganhou um papel de protagonismo pela facilidade de uso, embora tenha elementos bastante complexos. Parte da sua referência se dá pelo modo que permite a integração e comunicação dentro de um site.
Códigos do lado do servidor, por outro lado, são executados no servidor e o resultado da execução é baixado e exibido no navegador. Exemplos de linguagens do lado do servidor populares incluem PHP, Python, Ruby, e ASP.NET. E JavaScript! JavaScript também pode ser usada como uma linguagem server-side, por exemplo, no popular ambiente Node.js — você pode encontrar mais sobre JavaScript do lado do servidor no nosso tópico Websites dinâmicos - Programação do lado do servidor.
Uma rápida pesquisa na barra de buscas do YouTube e descobrirá que o site fornece uma coletânea massiva de vídeos que podem ajudar a aprender o básico da linguagem. Muitos tutoriais mais específicos ajudam caso exista alguma dúvida em algum ponto mais detalhado da ferramenta.
Nota: Essas APIs são avançadas e nós não vamos falar sobre nenhuma delas nesse módulo. Você pode achar muito mais sobre elas em nosso módulo APIs web no lado cliente.
Isso talvez parece ser mais do que o atributo onclick
, mas isso vai funcionar para todos os botões, não importa quantos tem na página, e quantos forem adicionados ou removidos. O JavaScript não precisará ser mudado.
As promessas têm três estados possíveis: pendente, cumprido ou rejeitado. Na definição de uma promessa, são especificados dois argumentos: resolver ou rejeitar. Pendente é o estado inicial de uma promessa e significa que a promessa não foi cumprida nem rejeitada. Cumprida implica que a promessa retornou resolvida. Rejeitada significa que a promessa retornou. Uma promessa que não se encontra mais no estado pendente é considerada cumprida.
Para compreender os fechamentos, você deve se lembrar dos fundamentos do escopo. As variáveis dentro de uma função geralmente só são acessíveis a partir dessa função, e o escopo é criado por chamada, não genericamente para a função. Os fechamentos abordam o fato de que as variáveis geralmente desaparecem após a conclusão de uma função. Eles também permitem que as variáveis permaneçam acessíveis após a execução de uma função.
Uma solução à moda antiga para esse problema era colocar o elemento script bem no final do body da página (antes da tag </body>)
. Com isso, os scripts iriam carregar logo após todo o conteúdo HTML. O problema com esse tipo de solução é que o carregamento/renderização do script seria completamente bloqueado até que todo o conteúdo HTML fosse analisado. Em sites de maior escala, com muitos scripts, essa solução causaria um grande problema de performance e deixaria o site lento.
Nos últimos anos, a tecnologia da web se desenvolveu exponencialmente. Hoje, a maioria dos aplicativos web modernos é alimentada por JavaScript. JavaScript é uma linguagem de programação de alto nível e dinâmica que é usada em conjunto com HTML e CSS para criar interatividade na web. Neste artigo, vamos explorar o que é a linguagem de programação JavaScript, sua importância e por que ela deve ser usada.
Leia também: Conheça as vantagens de desenvolver softwares de maneira cooperativa
APIs de terceiros não estão implementados no navegador automaticamente, e você geralmente tem que pegar seu código e informações em algum lugar da Web. Por exemplo:
Vamos recaptular brevemente a história do que acontece quando você carrega uma página web em um navegador (falamos sobre isso no nosso artigo Como o CSS funciona). Quando você carrega uma página web no seu navegador, você está executando seu código (o HTML, CSS e JavaScript) dentro de um ambiente de execução (a guia do navegador). Isso é como uma fábrica que pega a matéria prima (o código) e transforma em um produto (a página web).
Um e-book, escrito por Bob Nystrom, que discute padrões de programação no contexto de desenvolvimento de jogos com o objetivo de ajudar desenvolvedores a produzir códigos mais efetivos e eficientes.
O pequeno box onde é feito o cálculo do total da sua compra, e que se modifica quando um item é incluído ou excluído, ou ainda quando é ativado um cupom de desconto, pode ser desenvolvido com JavaScript.
As variáveis são declaradas usando a palavra-chave var
. Elas não precisam ter um valor atribuído no momento da declaração, embora seja permitido fazê-lo e com freqüência. A palavra-chave var
tem escopo global em vez de escopo de bloco (a menos que esteja em uma função, então ela tem escopo de função).
Você não pode garantir que o script. jquery.js
carregará antes ou depois do script2.js
e script3.js
. Nesse caso, se alguma função desses scripts dependerem de algo vindo do jquery
, ela produzirá um erro pois o jquery
ainda não foi definido/carregado quando os scripts executaram essa função.
Como em outras linguagens de programação, o JavaScript usa variáveis para identificar os locais de armazenamento dos dados. As variáveis podem ser globais (acessíveis por qualquer função no código) ou locais, também conhecidas como block-scoped (acessíveis somente no bloco onde são declaradas).
Logo, o JavaScript é uma linguagem de programação que permite a implementação de elementos complexos e dinâmicos em páginas da internet. Por meio dele, é possível manipular, calcular e validar informação, além de atualizar e aperfeiçoar códigos feitos em HTML e CSS.
1995
Netscape Communications Corporation
Netscape
Brendan Eich
A evolução do JS em duas décadas Foi superimportante que a sua principal linguagem de programação também fosse aberta, sem controle centralizado de corporações e de fácil aprendizado”, ressalta Leonardo Balter, que é engenheiro de software especialista em JavaScript.
Como adicionar JavaScript diretamente em um arquivo HTML Você pode fazer isso usando a tag , que deve abranger todo código JS que você escrever. O código JS pode ser adicionado: Entre as tags Entre as tags
O que é o Hoisting? O Hoisting ocorre quando seu código Javascript é compilado : Basicamente, todas as declarações de variáveis são movidas para o topo de seu escopo local (se foram declaradas dentro de uma função, por exemplo) ou para o topo do escopo global (se foram declaradas fora de uma função).
O ECMAScript 6 é a sexta versão da padronização JS criada em 1997. As versões número 5 e 5.
Em Ciência da Computação escopo é um contexto delimitante aos quais valores e expressões estão associados. Linguagens de programação têm diversos tipos de escopos. O tipo de escopo vai determinar quais tipos de entidades este pode conter e como estas são afetadas, em outras palavras, a sua semântica.
Cada novo escopo de uma função é um novo galho em uma árvore cuja raiz é chamada de “escopo global”. O escopo global é o único escopo que é acessível de todos os locais do código sem necessidade de importação de pacotes ou declarações.
O Babel é um transpilador que te permite escrever javascript de uma maneira mais moderna, utilizando funções e recursos que ainda não estão disponíveis de forma nativa nos browsers.
Cria-se uma tag , informando que o valor do atributo 'type' é 'text/javascript', então, coloca-se o código JavaScript dentro dessa tag. Exemplo: alert('Olá mundo!
Os tipos de variáveis em JS são classificados em:
No JavaScript, existem 6 tipos primitivos:
O Javascript possui seis tipos principais de dados primitivos, esses que podem ser representados de outras maneiras em alguma linguagem de programação que você já conheça. Dentre eles estão : Boolean, Null, Undefined, Number, BigInt, String.
É possível declarar uma variável como sendo do tipo String sem inicializá-la com um valor, como mostra o Código 4. Nesse caso, se a variável texto for declarada dentro de uma classe, como membro, o valor padrão null será atribuído a ela, como vemos no Código 5.