No livro de Marcos (Livro base para os dois) fala que Jesus curou apenas um cego (Bartimeu) e que Jesus ia saindo de Jericó com seus discípulos. ... Então o que tomo de conclusão é que Jesus curou dois cegos, conforme Mateus fala, pois ele andou lado a lado com Jesus e viu de fato tal acontecimento.
Após a morte de Timeu, o mal passa para o filho e os romanos mandam arrancar os olhos de Bartimeu para evitar que se tornasse um revoltoso tão perigoso como foi seu pai. A crucificação dos contrários a ocupação Romano era um expediente muito praticada e um grande número de pessoas foram mortas.
O Evangelho de Marcos fala apenas de um homem chamado Bartimeu (literalmente "filho de Timeu") como estando presente quando Jesus deixava Jericó, tornando-o uma das pouquíssimas pessoas curadas por Jesus e que sabemos o nome.
Jesus manifestou-se aos seus discípulos e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: 'Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?' Pedro respondeu: 'Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo'. Jesus disse: 'Apascenta os meus cordeiros'. E disse de novo a Pedro: 'Simão, filho de João, tu me amas?'
O homem era Saulo de Tarso. ... Saulo se viu atirado ao chão e tomado de cegueira temporária e, quando se levantou, não era mais Saulo, o doutor da lei, mas Paulo, o Apóstolo da nova ordem. Identificando o Mestre, perguntou: – Senhor, que queres que eu faça? Somente em Damasco saberia que rumo tomaria a sua vida.