Outro motivo que torna relevante o estudo da educação jesuítica, é que para uma compreensão mais ampla desta pedagogia, faz-se necessário um aprofundamento do contexto em que ela apareceu. Isto significa obrigatoriamente conhecer o período renascentista europeu com todas as suas transformações e permanências.
A educação jesuítica baseava-se nas virtudes, isto é, nos valores cristãos, e nas letras com ensino da língua. Primeiramente, os padres jesuítas aprenderam a língua da terra (tupi-guarani) para comunicar- se com os índios, aproveitando-se da musicalidade dos nativos e utilizando-a como metodologia de ensino.
A principal função dos jesuítas, ao virem ao Brasil, era evangelizar, catequizar e tornar cristãos os indígenas que habitavam estas terras. ... Mas os jesuítas não ensinavam apenas os indígenas. Os filhos de colonos, principalmente dos senhores de engenho, também eram educados por eles.
Ratio Studiorum é uma espécie de coletânea privada, fundamentada em experiências acontecidas no Colégio Romano e adicionada a observações pedagógicas de diversos outros colégios, que busca instruir rapidamente todo jesuíta docente sobre a natureza, a extensão e as obrigações do seu cargo.
Os Jesuítas catequizavam os índios para transmitir costumes, a língua portuguesa e espanhola e principalmente a verdadeira fé cristã/catolicismo. Os Jesuítas não respeitavam as crenças dos índios e costumes que eles tinham, foi um trabalho muito difícil para eles conseguirem isso.
As missões eram povoados indígenas criados e administrados por padres jesuítas no Brasil Colônia, entre os séculos 16 e 18. O principal objetivo era catequizar os índios. A catequização, no entanto, tinha efeitos colaterais que não interessavam aos conquistadores portugueses.
A função dos jesuítas era evangelizar e incentivar os indígenas a assimilar os costumes europeus. Obviamente, as resistências indígenas foram parte do cotidiano das missões. ... Na relação com os indígenas, os missionário consideravam poligamia, canibalismo e nudez como os maiores desafios da conversão.
Cotidiano. A vida numa comunidade missioneira seguia uma rotina precisa. Antes do amanhecer, tocava-se o sino para despertar. Seguiam-se a oração individual, as crianças eram acordadas, assistia-se à missa e, às 7 horas, os trabalhos do dia eram distribuídos.
Não podemos dizer que a catequização foi algo totalmente ruim, ela trouxe benefícios, como o fato deles terem sido escravizados apenas no princípio. Entretanto, causou uma perda de patrimônio cultural, por parte da população indígena. Os costumes foram perdidos! As danças foram esquecidas.
Resposta. Resposta: Os portugueses chegaram no Brasil tentando colonizar os índios. A religião que os portugueses ensinaram para eles era o cristianismo.
Os portugueses achavam-se superiores aos indígenas e, portanto, deveriam dominá-los e colocá-los ao seu serviço. A cultura indígena era considera pelo europeu como sendo inferior e grosseira. Dentro desta visão, acreditavam que sua função era convertê-los ao cristianismo e fazer os índios seguirem a cultura européia.