Para que haja condução de corrente elétrica é necessária a presença de elétrons livres, com mobilidade. Os compostos iônicos não conduzem corrente na fase sólida (quando os elétrons estão firmemente ligados uns aos outros), mas conduzem na fase líquida ou em solução aquosa, quando os íons adquirem mobilidade.
Fórmulas para representar as Ligações Iônicas
Na fórmula de Lewis, cada par de elétrons compartilhado representa uma ligação química (covalente), em que os elétrons se encontram na região da eletrosfera que é comum a cada par de átomos que estão unidos. Por isso, na representação, eles são colocados lado a lado.
Assim, basta multiplicar os índices dos elementos na fórmula mínima por 8 para achar a fórmula molecular, que é: C8H8. 2º) Por meio da fórmula percentual ou centesimal, que indica a quantidade em massa de cada elemento em 100 partes de massa da substância pura.
Para montar uma fórmula estrutural, é fundamental saber a quantidade de elétrons que cada átomo necessita para alcançar a estabilidade. Os compostos moleculares, ou covalentes, são formados por meio de ligações covalentes, aquelas nas quais não temos o envolvimento de metais (com exceção do Berílio) em sua formação.
1º Exemplo: Substância formada pelos elementos Nitrogênio e Hidrogênio....Montagem de uma fórmula molecular.
Construir moléculas simples a partir de átomos. Reconhecer que o índice numa fórmula molecular indica o número de átomos na molécula. Reconhecer que o coeficiente indica o número total de moléculas. Associar nome de moléculas comuns a múltiplas representações.
O sistema de Hill (ou notação de Hill) é um sistema de escrita de fórmulas químicas no qual a quantidade de carbono é indicada primeiro, seguida pela quantidade de hidrogênio, e então a quantidade dos demais elementos químicos sequencialmente em ordem alfabética dos símbolos químicos.
Fórmula Molecular é a combinação de símbolos químicos e índices que expressam os números reais dos átomos de cada elemento presente em uma molécula. Para se chegar à fórmula molecular é necessário saber a fórmula mínima ou empírica da substância e sua massa molar.
A massa da molécula é igual à soma dos átomos que a forma, sendo assim, para obtermos a massa molecular devemos somar as massas de todos os átomos contidos na fórmula das substâncias. Cálculo da Massa Molecular: Calcular a massa atômica do carbono (C =12u) como exemplo.
C₈H₁₈
Os hidrocarbonetos, como o próprio nome indica, são compostos formados somente por átomos dos elementos carbono e hidrogênio, sendo que a sua fórmula geral é dada por CXHY.
C6H14
Lembre-se que o octano é um alcano, logo apresenta apenas ligações simples e cadeia aberta. Ele apresenta oito átomos de carbono e 18 de hidrogênio em sua fórmula.
substantivo masculino [Química] Hidrocarboneto saturado (C8H18), que existe na gasolina. Índice de octano, índice que mede o valor antidetonante de um carburante por comparação com o valor de um carburante-padrão.
Ela é um composto orgânico (apresenta átomos de carbono e hidrogênio em sua constituição), formado por oito átomos de carbono e 18 átomos de hidrogênio, cuja fórmula molecular é C8H18, que se apresenta no estado líquido. Sua coloração depende do tipo de materiais que são misturados a ela para ser revendida no posto.
Os hidrocarbonetos podem ser divididos em alcanos, alcenos, alcinos e alcadienos – que são classificados de acordo com a instauração da cadeia (dupla(s) ou triplas ligações) – e ciclanos, que são as cadeias fechadas.
Os hidrocarbonetos podem ser classificados de acordo com suas cadeias carbônicas: Saturados: com ligações covalentes simples. Insaturados: com ligações covalentes duplas ou triplas. Aromáticos: com ao menos um anel benzênico.
Os hidrocarbonetos são um grupo de compostos orgânicos que possui apenas átomos dos elementos carbono e hidrogênio, CxHy. Eles são os compostos mais importantes estudados em Química Orgânica e utilizados no cotidiano. ... Eles são compostos apolares cujas moléculas apresentam interação fraca do tipo dipolo induzido.
- Alcanos: são hidrocarbonetos alifáticos saturados, isto é, apresentam cadeia aberta com simples ligações apenas. - Alcenos: ou olefinas, são hidrocarbonetos alifáticos insaturados que apresentam uma dupla ligação. - Alcinos: são hidrocarbonetos alifáticos insaturados por uma tripla ligação.
Os alcanos apresentam cadeia aberta formada por ligações simples. Os alcenos são formados por cadeias carbônicas abertas que apresentam uma dupla ligação. Os alcinos apresentam as cadeias carbônicas com ligações triplas. Exemplos: Etino, Propino.
Alcenos são os hidrocarbonetos alifáticos insaturados, isto é, que apresentam uma ligação covalente dupla (C═C) entre seus átomos de carbono. O número de átomos de hidrogênio é o dobro do número de átomos de carbono. Em relação aos alcanos, a formação da dupla ligação “retira” dois átomos de hidrogênio.
Os alcanos, também chamados hidrocarbonetos parafínicos ou parafinas, são compostos constituídos exclusivamente por carbono e hidrogênio e forma uma série homóloga de fórmula geral CnH2n +2, cujo primeiro membro é o metano (CH4).
Os alcenos ou alquenos são hidrocarbonetos de cadeia aberta que possuem uma ligação dupla entre dois carbonos de sua cadeia. ... Esses compostos são mais reativos que os alcanos, pois a ligação pi (da dupla ligação) é mais fácil de ser rompida, realizando principalmente reações de adição.
Além do metano, todos os alcanos são combustíveis, por isso muitos deles são usados em nosso cotidiano. Por exemplo, os derivados de petróleo, como a gasolina e o óleo diesel, contêm uma mistura de alcanos, e o isqueiro possui o butano como gás combustível.
Os alcinos são hidrocarbonetos que possuem tripla ligação entre átomos de carbono. São conhecidos também como hidrocarbonetos etínicos ou hidrocarbonetos acetilênicos. A fórmula geral dos alcinos é: CnH2n – 2, e o primeiro membro é o etino (C2H2).