Na verdade, as baleias não ejetam um esguicho de água como parece. Elas ejetam ar quente, que, ao encontrar o frio da atmosfera, condensa-se, criando uma nuvem de gotinhas de água. ... Essa é uma característica de todos os cetáceos (golfinhos e botos, além das baleias).
O furo que vemos na cabeça das baleias (e dos golfinhos também) é o seu nariz! É por onde o ar entra e sai. As baleias não conseguem respirar dentro da água. Com o nariz no topo da cabeça, não precisam colocar a cara toda para fora ao respirar.
Algumas baleias-azuis do norte dos oceanos Atlântico e Pacífico levantam as nadadeiras de suas caudas quando mergulham. Durante a respiração, elas expelem um jorro que pode atingir até 12 m de altura, mas que tipicamente não passa dos 9 m. O volume de seus pulmões pode atingir até os 5 000 ℓ.
Essas baleias respiram vagarosamente, com menos frequência do que quando estão ativas. Elas permanecem tão imóveis na superfície que parecem troncos gigantes flutuando na água. No entanto, elas não podem descansar por um longo período de tempo, pois podem perder muito calor corporal enquanto estão inativas.
Como as baleias amamentam no fundo do mar? Para amamentar, as baleias ficam próximas à superfície, mas sempre dentro da água. As glândulas mamárias desse mamífero são alongadas e se distribuem por toda a barriga (da cabeça ao ânus). Com isso o animal consegue produzir bastante leite.
Embora as jubartes possam ter filhotes em anos consecutivos, em geral o intervalo entre os nascimentos é de dois a três anos. Sempre nasce um único filhote, já medindo cerca de quatro metros de comprimento e pesando por volta de 800 a 1000 Kg. Após nadar e respirar o filhote irá mergulhar para mamar pela primeira vez.
As fêmeas produzem apenas uma cria por gestação. Esta dura em torno de 10 a 11 meses e ocorre a cada dois ou três anos. Os filhotes, ao nascerem, apresentam entre sete e oito metros de comprimento e podem pesar cerca de 2500 kg. O período de amamentação desses dura cerca de oito meses.
Anote aí: 252 é o número de dentes do golfinho; 45 centímetros mede a língua da girafa; 54 litros de água bebe por dia um elefante-marinho-do-norte; 7,8 quilos pesa o cérebro de uma cachalote. Ufa! Já parou para pensar em quantos animais existem no mundo e em como eles são diferentes entre si?
Os adultos têm mais dentes do que as crianças; a maioria dos adultos possui 32 dentes. Dentre esses dentes, há 8 incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares e 12 molares (incluindo 4 dentes do siso). A maioria das pessoas tem o conjunto completo de dentes adultos assim que atingem a adolescência.
Por volta dos 6 anos de idade, os dentes de leite começam a cair e são substituídos por dentes permanentes. Os primeiros dentes da dentição permanente a aparecerem na boca são os primeiros molares, como mostra a Figura 1.
Dentes permanentes Dentre eles, oito são incisivos, quatro são caninos, oito são pré-molares e doze são molares (incluindo os quatros dentes do siso).