Na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, experimentos realizados com camundongos mostraram que é possível combinar diferentes antibióticos para se obter melhores resultados no tratamento de infecções hospitalares provocadas por alguns tipos de bactérias.
Além disso, o uso abusivo de antibióticos — ou de qualquer outro medicamento sem prescrição médica — pode mascarar sintomas de algumas enfermidades, dificultando o diagnóstico e tratamento correto, bem como provocar efeitos colaterais de maior expressão, como úlceras, gastrites ou mesmo hemorragias digestivas.
Para a maioria dos antibióticos, o álcool pode ser ingerido de forma moderada, ou seja, uma dose de bebida destilada, duas latinhas de cerveja ou duas taças de vinho não provocam nenhuma interferência no efeito da maioria dos antibióticos.
Posso continuar tomando durante o tratamento para vermes? Pode, sem problemas. Se você acrescentar açúcar ou adoçante à água com limão terá o que ela realmente é: um suco refrescante, rico em vitamina C, e com baixas calorias (se for só a água com limão ou com adição de adoçante).
Se o paciente vomitar até 30 minutos depois de ser medicado, deve-se repetir a dosagem completa da medicação, pois esse tempo é insuficiente para a absorção do princípio ativo.
Além do uso de medicamentos, é recomendado evitar consumir alimentos muito gordurosos ou pesados, já que dificultam a digestão e podem causar náusea, beber bastante água, que pode ser tomada com umas gotinhas de limão, por exemplo, e tomar chás, já que podem diminuir a sensação de vômito, como o chá de hortelã e o chá ...
Os medicamentos mais comuns no tratamento de náuseas e vômitos são:
Alimentos permitidos na intoxicação alimentar
Nosso processo digestivo começa na boca com a saliva, que é rica em amilase, uma enzima digestiva importante que ajuda a quebrar carboidratos. Então, como parte do processo digestivo desencadeado pela (coisa que está causando a) náusea, temos um aumento da salivação”.