O ácido sulfúrico é utilizado como eletrólito das baterias de chumbo. Além disso, o ácido sulfúrico é utilizado na produção de fertilizantes, no refino de petróleo, no tratamento de água, na produção de papel e na limpeza industrial como removedor de oxidação e ferrugem.
PODE CAUSAR IRRITAÇÕES NA PELE E TRATO RESPIRATÓRIO. EFEITOS POTENCIAIS PARA A SAÚDE: Por inalação: A inalação do enxofre pode provocar irritação das membranas das vias aéreas, com inflamação e secreção catarral da mucosa nasal, traqueobronquite, tosse com expectoração e dificuldade para respirar.
A principal aplicação do ácido nítrico é na produção de fertilizantes. Entre os sais do ácido nítrico estão incluídos importantes compostos como o nitrato de potássio (nitro ou salitre empregado na fabricação de pólvora) e o nitrato de amônio como fertilizante.
Além disso, o ácido sulfúrico também é utilizado na fabricação de explosivos, papéis, tintas, no processo de refino do petróleo e atua como catalisador de diversas reações químicas em processos laboratoriais.
Aplicações do Ácido Fluorídrico Este elemento é muito utilizado na produção de criolita, gases refrigerantes, sais fluorados e defensivos agrícolas. Pode ser usado também, em sua forma líquida, na produção de diversos fármacos.
O ácido clorídrico amolece o bolo alimentar e favorece a ação da enzima pepsina sobre as proteínas do alimento, começando a sua digestão. Além disso, o ácido clorídrico elimina bactérias, reduzindo o risco de infecção gástrica.
Química. Ácido clorídrico é um hidrácido com alto potencial de ionização, é um líquido de aspecto amarelado, altamente corrosivo e tóxico. É utilizado em diversos processos industriais, como a fabricação de produtos de limpeza e de cloridratos farmacêuticos, em alimentos e em processos siderúrgicos.
Como identificar ácidos e bases Um ácido na água torna o papel de tornassol vermelho. Uma base na água deixa o papel azul. Uma substância neutra, como água pura, dá ao papel de tornassol uma cor intermediária entre o vermelho e o azul. Uma solução básica pode ser identificada pela cor azul do papel de tornassol.
A importância dos ácidos para o ser humano, pode ser observada em seu corpo e em situações alimentares, além de em produtos que usamos. No corpo os ácidos participam da digestão dos alimentos, além de usado em preparo de alguns alimentos ou até mesmo presente na composição do mesmo.
Outra função importante dos ácidos carboxílicos em nossa vida pode ser vista no texto Ácidos carboxílicos e filtros solares. Visto que os ácidos carboxílicos possuem a hidroxila e o oxigênio, eles realizam ligações de hidrogênio, inclusive realizam o dobro de ligações de hidrogênio que as moléculas dos álcoois.
Por sua natureza, a principal função do ácido clorídrico, seja qual for a ocasião, naturalmente será a de reduzir o pH da solução, isto é, torná-la ácida. Um ótimo exemplo de ação desse composto químico ocorre justamente no corpo humano, durante um processo do sistema digestivo.
Ácidos e bases são funções inorgânicas de extrema importância para os seres vivos. O primeiro confere o sabor azedo ao limão e as demais frutas cítricas, enquanto o uso do segundo está relacionado a produtos de limpeza. O equilíbrio entre ácidos e bases forma substâncias neutras como a água mineral.
são importantes para neutralização dos ácidos. por exemplo quando esta com asia ,usa-se o leite de magnésia justamente para neutralizar a ação do ácido clorídrico em nosso estômago. Embora seja mais usual os sais como o bicarbonato de sódio que neutraliza da mesma forma o suco gástrico.
Segundo Arrhenius, os ácidos são substâncias que em solução aquosa sofrem ionização, liberando como cátions somente H+. Enquanto isso, as bases são substâncias que sofrem dissociação iônica, liberando como único tipo de ânion os íons OH- (hidroxila).
Um ácido será toda espécie química que sobre ionização liberando como único cátion o H+ em meio aquoso. Já as bases, sofrem dissociação liberando como único ânion o OH-. Essas definições para ácido e base foram dadas pelo cientista chamado de Arrhenius em 1884.
Os ácidos são espécies química que doam prótons (H+) . As bases são espécies químicas que, ao contrários do ácidos, recebem prótons (H+). as bases são capazes de doarem 'pares de elétrons'. O equilíbrio entre bases e ácidos origina substâncias neutras, exemplo: água mineral.
Pode ser identificado quando em contato com a água, os ácidos se ionizam, dão origem a ions e liberam H+. Suas características são sabor azedo, bons condutores,não ficam rosa na presença de fenoltaleína.