EQST

Para Que Serve O Ultrassom Teraputico?

Para que serve o ultrassom terapêutico?

O tratamento com ultrassom promove a liberação de calor para os tecidos, como tendões, músculos e articulações, diminuindo os sintomas de inflamação e promovendo a regeneração do tecido.

Quais os efeitos terapêuticos do ultrassom?

Os principais efeitos térmicos do ultrassom terapêutico são: aumento da permeabilidade das membranas, vasodilatação e aumento da taxa metabólica local, liberação de histamina e agentes quimiotáticos, analgesia, ação tixotrópica (propriedade de "amolecer" estruturas com consistência física mais rígida), aumento da ...

Qual a intensidade do ultrassom terapêutico?

Intensidades. O ultrassom apresenta doses entre 0,125 w/cm²-5w/cm² (LEUNG, 2004). A intensidade menor trata estruturas mais próximas da pele, enquanto que a intensidade maior trata regiões mais profundas, como lesão óssea.

O que é terapia através do ultrassom e quais são as suas principias contraindicações?

Normalmente, a terapia com ultrassom é indicada para lesões de tecidos moles e pode (ou não) ser acompanhada de outros tipos de tratamentos fisioterápicos. Sua ação está voltada para a redução da dor e dos estados inflamatórios, oferecendo maior mobilidade funcional e reduzindo o tempo de recuperação dos pacientes.

Quais são os efeitos do ultrassom no corpo humano?

Os efeitos térmicos seriam o aumento de mobilidade da articulação, aumento da circulação sanguínea, efeito sobre os nervos periféricos, aumento da extensibilidade em tecidos ricos em colágeno, redução de espasmos musculares, alívio da dor, resolução de processos inflamatórios crônicos.

Qual a fisiologia do ultrassom?

Os efeitos térmicos produzidos pelo ultrassom contínuo ocorrem pela vibração mecânica constante dos tecidos incididos. Fato que não ocorre no modo pulsado, pois a emissão é interrompida intercalando pausas, proporcionando assim que o calor seja dissipado (AGNE, 2004).

São contra indicações ao uso do ultrassom?

Quais são as contraindicações do uso do ultrassom na fisioterapia?
  • áreas com sensação de temperatura diminuída e com circulação diminuída;
  • pacientes com insuficiência vascular ou com tromboflebite;
  • regiões dos olhos, dos órgãos reprodutores e da pelve imediatamente após a menstruação;
  • mulheres grávidas;
Mais itens...

Quais os modos do ultrassom e quais as indicações para cada modo?

Algumas técnicas de aplicação do ultrassom são:
  • aplicação direta: o aplicador e a pele do paciente ficam em contato direto, utilizando apenas uma fina camada de gel. ...
  • aplicação subaquática: indicada para regiões com contornos irregulares ou áreas que não permitam o contato direto do transdutor.
Mais itens...

Quais os efeitos térmicos e não Tèrmicos do ultrassom?

Os efeitos térmicos produzidos pelo ultrassom contínuo ocorrem pela vibração mecânica constante dos tecidos incididos. Fato que não ocorre no modo pulsado, pois a emissão é interrompida intercalando pausas, proporcionando assim que o calor seja dissipado (AGNE, 2004).

Para que serve ultrassom de 1MHz?

O uso do ultrassom de 3 MHz é indicado principalmente para a fisioterapia dermatofuncional e procedimentos de estética: gordura localizada e celulite; pós-lipoaspiração e abdominoplastia; tratamento de fibroses.