TECA – Pequeno estojo, geralmente de metal, onde se leva a Eucaristia para os doentes. Usa-se também, em tamanho maior, na celebração eucarística, para conter as partículas. CORPORAL – Tecido em forma quadrangular sobre o qual se coloca o cálice com o vinho e a patena com o pão.
Atualmente, o preço FOB do metro cúbico de madeira de teca comercial varia de US$ 400 a US$ 3000, dependendo da qualidade de madeira (com ou sem nós) e bitola das toras.
Sacrário: Palavra latina Sacrarium, significa lugar onde se guardam as coisas sagradas. Chamado também Tabernáculo, o sacrário é o lugar onde se conservam as hóstias já consagradas na Missa. O sacrário deve ser um recipiente seguro, bem fechado (a chave) e ornamentado.
Na etimologia significa hostiam, que significa vítima. Jesus, a vítima de nós mesmos, seres humanos, para a remissão dos nossos pecados. O pão de maior significado litúrgico para o rito eucarístico é o pão ázimo. ... Vale lembrar que quando o pão está na condição de não-consagrado, é denominado de partícula.
JHS é uma sigla cristã, que representa as iniciais de Jesus Salvador dos Homens, é um dos símbolos da Igreja Católica. Aparece em relevo nas hóstias que o padre consagra e oferece aos fiéis nas missas. O monograna com as iniciais "JSH", é a representação de Jesus para os cristãos.
O símbolo, de caractere ☧, é formado pela sobreposição das duas primeiras letras (iniciais) chi e rho (ΧΡ) da palavra grega "ΧΡΙΣΤΟΣ" (que quer dizer Cristo) de tal modo a produzir o monograma.
IHS IHS. [ Religião ] Representação do nome de Jesus Cristo.
Resposta. Como o nome já diz, o padre "consagra" o Pão e o Vinho numa oferta de sacrifício, ação de graças e louvor de Jesus a Deus. Isso quer dizer que o padre obedece a Jesus quando disse "Fazei isso em Minha Memória" para que nós também tenhamos acesso ao alimento que os apóstolos tiveram na Santa Ceia.
Sua função é chamar a atenção da comunidade para o momento mais importante da celebração litúrgica, a consagração do Pão e do Vinho, que para os cristãos se tornam o Corpo e Sangue de Cristo.
No culto ou missa o sinal da cruz é empregado em momentos específicos: o povo o faz no início da Eucaristia, no Evangelho e na benção final, e o sacerdote oficiante ainda o traça sobre o pão e o vinho no momento da Consagração.
“A cruz na testa lembra que o Evangelho deve ser entendido, estudado, conhecido; a cruz nos lábios lembra que o Evangelho deve ser proclamado, anunciado (missão de todo cristão); e a cruz no peito, à altura do coração, indica-nos que o Evangelho, acima de tudo, deve ser vivido, pregado e testemunhado por todos os que ...
Significado de Benzer verbo transitivo Fazer o sinal-da-cruz para consagrar alguma coisa ao culto divino: benzer uma igreja. ... verbo pronominal Fazer uma cruz com a mão direita aberta, da testa ao peito e do ombro esquerdo ao direito.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.” De maneira semelhante, quando o sacerdote é quem proclama o Evangelho, ele reza estas palavras silenciosamente: “Limpai o meu coração e meus lábios, Deus onipotente, para que eu possa proclamar dignamente o santo Evangelho.”২৪ মে, ২০১৯
Homilia. Segue-se à leitura do Evangelho, e é uma "explanação de algum aspecto das leituras da Sagrada Escritura ou de algum texto do Ordinário ou do Próprio da Missa do dia", proferida pelo presidente da celebração ou por outro sacerdote ou diácono.
Em muitas igrejas cristãs, há dois locais específicos para os leitores e oradores na frente do altar-mor. Geralmente, o da esquerda (do ponto de vista dos fieis na nave) é chamado "de púlpito" e como geralmente é dali que se lê o Evangelho durante a missa, é chamado também de "lado do Evangelho".