Ágar Sal Manitol MBiolog é um meio de cultura, muito usado para o isolamento de Staphylococcus aureus de amostras biológicas como urina, secreções, feridas e exudatos.
O meio de cultura ágar sangue é comumente usado em laboratórios de análises clínicas, como a produção primária para a separação de Streptococcus spp e Staphylococcus spp. O sangue humano pode ser utilizado quando há a necessidade de separar o bacilo da tuberculose em saliva.
O ágar é um polissacarídio complexo obtido de alga marinha vermelha. Ele é utilizado como agente solidificante, muito semelhante à maneira como a gelatina é utilizada como agente solidificante na culinária.
O ágar é um solidificante que é usado no preparo dos meios de cultura, que quando adicionado a um caldo nutriente (mistura de nutrientes específicos necessários para o cultivo de um determinado microrganismo), forma um meio de cultura. ... Denominação que causa certa confusão, Pois o ágar em si, não é um nutriente.
O Agar Bacteriológico é um tipo de ágar no qual as impurezas, pigmentos e sais foram reduzidos ao mínimo. Trata-se, portanto, de um meio de cultura purificado, que pode ser utilizado como agente solidificante em meio de cultura bacteriológico ou para determinar a motilidade e crescimento de microrganismos específicos.
Meio Seletivo: são exemplos o Ágar Manitol Salgado e Agar SS, utilizados para selecionar as espécies que serão isoladas e impedir o crescimento de germes. Meio Diferencial: promove uma mudança na coloração das colônias de bactérias, possibilitando a distinção de vários gêneros e espécies de microrganismos.
Dissolva o BHI na água destilada e agite bem. Autoclave em garrafas a meia rosca por 15 minutos a 121º C. Distribua o BHI caldo estéril nos tubos....O preparo de um meio de cultura para bactérias requer os seguintes materiais:
A preparação desses meios é bastante simples consistindo basicamente em dissolvê-lo como uma gelatina e distribuir nos tubos ou placas de petri que serão usados. Porém, alguns cuidados gerais devem ser usados para o preparo e validação dos meios de cultura.
As bactérias reproduzem-se basicamente por divisão celular binária, um processo assexuado em que uma célula se divide e dá origem a outra, multiplicando-se exponencialmente. Como todo ser vivo, as bactérias necessitam de alimento, água e temperaturas ideais para que possam viver e se desenvolver.
A urocultura, também chamada de urinocultura ou cultura de urina, é o exame de urina que identifica a presença de bactérias. Como os rins e a bexiga são locais estéreis, ou seja, sem micróbios presentes, a identificação de uma bactéria na urina costuma ser um forte indicador de uma infecção urinária.
A fórmula do Ágar Sangue de Carneiro é composta basicamente por extrato de levedura que fornece nitrogênio, carbono, aminoácidos e vitaminas. A fonte de nitrogênio para o Ágar Sangue de Carneiro é a Proteoma Peptona e o equilíbrio é mantido pela concentração de cloreto de sódio, utilizado como agente lubrificante.
O sangue de carneiro desfibrinado NEWPROV é indicado para o preparo de ágar sangue e ágar-chocolate. O ágar sangue de carneiro é um dos meios mais utilizados em análises microbiológicas clínicas, sendo recomendado para a semeadura de secreções em geral, material de orofaringe, LCR e várias outras amostras biológicas.
1. Liquefaça o Sabouraud Dextrose Agar Deeps em tubos A, aquecendo-os em água a ferver. * Arrefeça até 45 – 50°C, verta para placas de Petri e deixe solidificar durante pelo menos 30 min. *NOTA: Não se recomenda a utilização do forno de microondas.
Preparação Suspender 28g de pó em 1 litro de água destilada ou deionizada. Aquecer até ferver dissolvendo completamente. Esterilizar em autoclave a 121°C por 15 minutos. Dispensar em placas de Petri.