As fibras solúveis ajudam o corpo a aproveitar melhor a gordura ingerida e eliminar o que não é necessário. Além do combate ao colesterol, as fibras solúveis também são indicadas para diabéticos, já que retardam a absorção de açúcares e carboidratos.
A fibra solúvel se dissolve facilmente na água e é dividida em uma substância semelhante a um gel na parte do intestino conhecida como o cólon. A fibra insolúvel não se dissolve na água e é deixada intacta quando o alimento se move através do trato gastrointestinal.
O que são fibras insolúveis? Este tipo de fibra, por sua vez, não interage com a água, permanecendo intacta durante todo o trato gastrointestinal. Diferente das solúveis, essas não formam gel, mas têm, como uma de suas principais funções, o aumento do bolo fecal, o que ajuda o funcionamento do intestino.
Os leites também tem lactose (açúcar do leite) e podem não ser facilmente digerida por algumas pessoas e em determinadas situações clínicas, o que pode ocasionar sim, um possível desarranjo, por não conseguir digeri-la de maneira eficiente.
Causado pela baixa produção da enzima que digere o açúcar do leite, esse problema traz dor de barriga e outros incômodos gastrointestinais. Como tratar? A intolerância à lactose causa dor de barriga, gases e outros desconfortos gastrointestinais após a ingestão de leite e derivados.
Além da cafeína, a natureza ácida da bebida faz com que o corpo produza mais bile (o tipo de substância amarga e alcalina que faz seu estômago se agitar), que pode se acumular em seu intestino. O excesso de bile, portanto, é o motivo de algumas pessoas terem diarréia após beber café.
Além disso, a cafeína é diurética e tende a roubar do corpo os líquidos tão necessários quando temos diarréia. Por isso, beber café pode provocar ou agravar a diarréia. *Sopas muito diluídas. Embora freqüentemente recomendadas não têm o teor nutritivo necessário e normalmente contêm muito sódio.
De acordo com uma pesquisa publicada pela revista americana Reader's Digest, essa prática pode prejudicar o sistema digestivo, já que o café, quando entra em contato com o estômago, produz ácidos estomacais que podem danificar as paredes do próprio órgão, causando indigestão e azia.
A bebida, segundo ele, estimula o fluxo de hormônios causadores de estresse, ansiedade, irritabilidade, insônia e tensão muscular. A cafeína, substância estimulante responsável pelos efeitos do café, pode causar depressão e transtornos de atenção. Ao ser ingerido em excesso, o café pode causar insônia e fadiga.
A cafeína presente no café, chás, bebidas energéticas e chocolates, assim como o álcool, são substâncias que parecem agravar a intensidade das cólicas na maior parte das mulheres. Por esse motivo, é importante retirar, ou pelo menos, diminuir o consumo desse tipo de alimentos na dieta, durante as crises.
8 Alimentos que causam gases
Sintomas de gases