O ponto inicial da guerra foi a invasão da Polónia pela Alemanha nazi a 1 de setembro de 1939. A partir daí, surgiram subsequentes declarações de guerra contra a Alemanha, não só pela França, como pela maioria dos países do Império Britânico e da Commonwealth.
Na noite de 4 de agosto de 1914, o governo britânico, sob comando do primeiro-ministro Henry Asquith, declarava guerra ao Império Alemão.
Nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, o lançamento de bombas atômicas contra as cidades de Hiroshima e Nagasaki determinou a morte de milhares de civis japoneses. Mediante tal ação, a Segunda Guerra Mundial chegava ao seu fim com a assinatura da rendição nipônica, em 2 de setembro de 1945.
O conflito teve como estopim a invasão da Polônia pelos alemães em 1º de setembro de 1939. Não pare agora... ... Esse conflito ficou marcado por uma série de acontecimentos impactantes, tais como o Massacre de Katyn, o Holocausto, o Massacre de Babi Yar e o lançamento das bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki.
Após a Segunda Guerra Mundial, o Brasil integrou o bloco capitalista, no entanto, a partir de 1961 o presidente João Goulart (Jango) desenvolveu uma política externa independente do apoio das superpotências da Guerra Fria. Jango fortaleceu os movimentos sindicais, estudantis, camponeses e populares.
A Europa, ao final da Segunda Guerra Mundial, ficou devastada, tendo perdido boa parte da sua infraestrutura (estradas, ferrovias, túneis e mesmo portos) e tendo perdido boa parte da sua população. ... A Europa perdeu o posto de prestígio na economia mundial, tendo sido alçadas ao "posto" de superpotências os EUA e a URSS.
Em 1945, muitas pessoas acreditavam que a Europa Ocidental jamais iria se recuperar da Segunda Guerra Mundial. Cidades, fábricas, portos, estradas e ferrovias haviam sido bombardeados e muitas fazendas foram destruídas. Mas com a ajuda dos Estados Unidos, a Europa Ocidental se recuperou. ...
A Guerra Fria termina com a Queda do Muro de Berlim (1989) e o fim da União Soviética, em 1991.
Diminuição de areas florestais; extinções e problemas para ecossistemas. Grande aumento da poluição; devido a urbanização. Revolução industrial; avanços com uso de maquinas. Aumento da desigualdade social e miséria no país.
Durante a guerra fria o mundo era dividido em leste (socialista liderados pela Urss) e Oeste (capitalista liderados pelos EUA.) depois da guerra o mundo se dividiu em norte (Países ricos desenvolvidos) e sul (países pobres, subdesenvolvidos ou em desenvolvimentos os chamados emergentes.)
Na verdade, a Alemanha foi dividida em dois países. Um a República Federal da Alemanha (capitalista) e o outro República Democrática Alemã (socialista). O muro dividia a cidade de Berlim ao meio e simbolizava a divisão do mundo em duas ideologias. São dois sistemas e duas realidades.
Segundo o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional, são considerados países de Primeiro Mundo: Alemanha, Andorra, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, Chipre, Coreia do Sul, Dinamarca, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Islândia, Israel, Itália, Japão, Liechtenstein, ...