O SPSS é um pacote de software analítico oferecido pela IBM que os pesquisadores utilizam para analisar dados complexos de pesquisa. SPSS significa Statistical Packages for the Social Sciences (Pacotes Estatísticos para as Ciências Sociais). O SPSS ajuda os pesquisadores a realizar análises estatísticas granulares.
SPSS 18
Para alterar o idioma do SPSS:
Como instalar o SPSS Amos em Windows?
Como formatar bases de dados para importação e análise no SPSS
Para indicar ao SPSS que esse valor é Como neste exemplo só omisso, na célula existe um valor omisso, correspondente à variável seleciona-se Discrete Missingna coluna Missing, clicar no Values da caixa de diálogo botão de expansão da Missing Values e digita-se o valor 9'.
Clique com o botão direito em Possui PDA [ownpda] e escolha Nominal como o nível de medição. Arraste a variável Possui PDA [ownpda] para a área de lançamento de cluster no canto superior direito da tela. Clique em OK para criar o gráfico.
Clique no botão " Criar gráfico" guia na parte superior da janela. O "Criar gráfico" guia é entre a " planilha " e " guias Gráfico página". clique no tipo de gráfico que você gostaria de selecionar. Isto irá abrir uma janela "Create Graph " .
Depois de organizar os dados, selecione o intervalo de dados no qual deseja criar um gráfico e clique em inserção > Inserir coluna ou gráfico de barras > Coluna Empilhada, veja a captura de tela: 2. Clique com o botão direito na barra da série de dados e escolha Formato de série de dados, veja a captura de tela: 3.
1. Selecione os dados que você deseja usar para criar o seu gráfico de colunas. 2. Em seguida, acesse a guia Inserir e clique no botão Inserir Gráfico de Colunas e na lista suspensa escolha a primeira opção – Colunas agrupadas.
Para criar o gráfico vamos até a guia Inserir, em seguida em Gráfico de Coluna e por fim em Coluna Empilhada.
Na área de gráficos da guia, selecione “Coluna” e, nos tipos de gráfico, selecione “Coluna empilhada” nos tipos de gráfico 2D. Um gráfico aparecerá com cada uma das colunas de dados mostradas como um gráfico de colunas empilhadas, mas com um espaço entre as colunas.
Apresentar os dados em um gráfico de colunas
Siga os seguintes passos:
Deixando a caixa de diálogo aberta, clique na planilha e, em seguida, clique e arraste para selecionar todos os dados que você deseja usar para o gráfico, incluindo a nova série de dados. A nova série de dados aparece em entradas de legenda (série) na caixa de diálogo selecionar fonte de dados .
Siga estas etapas para fazer o mesmo:
Mover um gráfico para outra planilha Clique em qualquer lugar no gráfico. Em ferramentas de gráfico, na guia Design , no grupo local , clique em mover gráfico.
Selecione um gráfico para abrir as Ferramentas de Gráfico. Selecione Design > Alterar Tipo de Gráfico. Selecione Combinação > Coluna Clusterizada – Linha no Eixo Secundário. Selecione Eixo Secundário para a série de dados que você deseja mostrar.
Gráfico com dois eixos no Excel
Clique com o botão direito do mouse na linha correspondente do valor e selecione Formatar Série de Dados. Então vamos mudar a representação do gráfico de quantidades para ser representado como barras verticais. Clique com o botão direito do mouse e selecione Alterar tipo de gráfico.
Com os dados selecionados, vá até a aba "Inserir" do Excel e selecione o gráfico desejado. Se você estiver usando o Office 2010 ou superior, poderá clicar em "Gráficos recomendados" para ter acesso as sugestões mais compatíveis com o tipo de informação que você inseriu na planilha.
Especifique os intervalos de dados
Os gráficos de barra assim como os de coluna e “pizza” são os mais utilizados. Isso porque os três possuem uma disposição que facilita muito na compreensão dos dados ali representados.