Ondas mecânicas são aquelas que precisam de um meio material para se propagar. As ondas do mar e as ondas que produzimos numa corda de violão, o som, são exemplos de ondas mecânicas. ... Essas ondas denominadas ondas eletromagnéticas, propagam-se tanto na matéria quanto no vácuo, ou seja, em lugar sem matéria alguma.
As ondas mecânicas são perturbações de um meio material elástico que se propagam por esse meio, transportando energia e quantidade de movimento. Portanto, na propagação das ondas há transporte de energia e quantidade de movimento.
Resposta. Lembre que ondas mecânicas precisam de matéria para se propagar. Dessa maneira, na propagação das ondas há transporte de energia e quantidade de movimento.
(G1 - ifsul 2015) Para que aconteça a propagação de uma onda, é preciso que ocorra transporte de a) massa e quantidade de movimento.
Essas ondas necessitam de um meio para se propagar, sendo assim, não se propagam no vácuo. São bons exemplos de ondas mecânicas: as ondas sonoras e as ondas formadas sobre a superfície de um lago.
1- São bons exemplos de ondas mecânicas: A) Calor,corrente elétrica, infravermelho. BlUltrassom,raios x, infravermelho. Cl som,vibrações , terremotos, ultrassom. D)ultrassom , laser, campo magnetico.
Ondas longitudinais: propagam-se na mesma direção que o estímulo que as produz. Por exemplo: para produzirmos um som, a passagem do ar faz as cordas vocais vibrarem para frente e para trás, produzindo regiões de compressão e rarefação do ar. Essas regiões deslocam-se na mesma direção da vibração das cordas vocais.
O som é uma onda mecânica (tipo de onda que precisa de um meio de propagação), tridimensional (propaga-se em todas as direções) e longitudinal (o tipo de vibração que gera é paralela à sua propagação).
Classificação das Ondas – Tipos de Ondas
Características. As ondas sonoras são ondas mecânicas, desta forma necessitam de um meio material para se propagarem. São longitudinais, ou seja, a direção da propagação é a mesma da direção da vibração. São tridimensionais, pois se propagam em todas as direções.
Em física, uma onda é uma perturbação oscilante de alguma grandeza física no espaço e periódica no tempo. A oscilação espacial é caracterizada pelo comprimento de onda e o tempo decorrido para uma oscilação é medido pelo período da onda, que é o inverso da sua frequência.
Podemos caracterizar uma onda eletromagnética da mesma forma que caracterizamos as ondas em geral: pela sua frequência f, seu comprimento de onda λ, sua velocidade de propagação v e sua amplitude. Como as ondas eletromagnéticas são transversais, também podem se caracterizar pela direção da vibração do campo elétrico.
Ondas são perturbações que se propagam de um lugar para outro através de um meio ou até mesmo no vácuo, transportando energia. Ondas são perturbações que se deslocam no espaço transportando, exclusivamente, energia de um ponto a outro, sem realizar transporte de matéria.
Nas ondas eletromagnéticas, o campo elétrico, o campo magnético e a direção de propagação são perpendiculares entre si; ... Quando atravessam meios materiais, como o ar ou a água, sua velocidade de propagação diminui, enquanto o seu comprimento de onda aumenta, de modo que a sua frequência não se altera.
Resposta. Assim como qualquer outra onda, as características são: comprimento de onda, frequência, amplitude e velocidade de propagação. As ondas eletromagnéticas se propagam tanto no vácuo quanto na matéria e sua direção de vibração é perpendicular a direção de propagação, isto é, uma onda transversal.
Resposta: Ondas eletromagnéticas são aquelas que resultam da libertação das fontes de energia elétrica e magnética em conjunto. Quando se movimenta velozmente, com a velocidade da luz, a energia liberada apresenta o aspecto de onda. Por esse motivo, recebe o nome de onda eletromagnética.
O que diferencia uma onda eletromagnética da outra é o seu comprimento de onda (?= lambda), isto é, a distância entre dois picos consecutivos de uma onda.
Ondas eletromagnéticas não precisão de um meio material (ar, água, ferro...) para se propagar, ou seja podem se propagar no vácuo. Já as ondas mecânicas (som) só se propagam por um meio material exemplo o ar, e não propagam-se no vácuo. ... Por meio da comparação do comprimento de onda e da frequência.
As ondas eletromagnéticas. As ondas de rádios, TVs, raios X, micro-ondas e, principalmente, a luz do sol são exemplos de ondas eletromagnéticas. ... Maxwell provou que as ondas eletromagnéticas se propagam com a mesma velocidade quando estão no vácuo, c = 3.
As ondas de RF dos celulares são "uma forma de energia eletromagnética que está entre ondas de rádio FM e as microondas. E é uma forma de radiação não-ionizante", explica em seu site a Sociedade Americana Contra o Câncer (ACS, na sigla em inglês).
As frequências das ondas de rádio utilizadas pelos aparelhos celulares modernos estendem-se entre 450 e 2000 MHz (Mega Hertz – 106 Hz), que podem variar de acordo com as características da rede local de cada país. As frequências de operação mais comuns para a telefonia móvel encontram-se na faixa de 800 a 900 MHz.
Podemos apontar como exemplo de 15 aparelhos presentes em nosso dia a dia que dependem das ondas eletromagnéticas para funcionar, os seguintes:
Controle remoto. Controles remotos para controlar televisores, aparelhos de DVD, videogames, entre outros, utilizam a radiação eletromagnética para o seu funcionamento. O equipamento emite radiação na faixa do infravermelho, com comprimento de onda entre 1 milímetro e 1 micrômetro.
Resposta: Micro-ondas é transversal e o rádio também é transversal. Explicação: Transversal é em que cada parte da onda oscila para cima e para baixo em relação ao eixo de propagação.
O espectro visível diz respeito às ondas eletromagnéticas cujas frequências são localizadas entre o infravermelho e o ultravioleta. Essas ondas, que têm frequências que se estendem de 4,3.
Foi graças à descoberta das propriedades dessas ondas que hoje em dia podemos ouvir músicas ou notícias nos rádios, assistir a programas de TV, aquecer alimentos em micro-ondas, acessar à internet e mais uma infinidade de coisas.