Belém, na Cisjordânia, um território palestino ocupado há quase meio século por Israel, é o lugar onde nasceu Jesus, segundo a tradição cristã, mas também abriga locais santos para o judaísmo e o islã.
Bayt Lahm em árabe ou Beit Lehem em hebraico são uma e a mesma coisa: a Casa do Pão. ... É o nome da cidade onde nasceu Jesus, como acreditam os cristãos, a Belém de David, nascido pastor e coroado rei e a terra da Palestina que hoje vive estrangulada por um muro de segurança imposto por Israel.
Como os vários Evangelhos relatam as circunstâncias do nascimento de Jesus. Todo Natal, uma cidade relativamente pequena na Cisjordânia se torna o centro das atenções do mundo: Belém. Isso porque, de acordo com a Bíblia, Jesus teria nascido lá há mais de 2.
Atualmente parte de O Reino de Judá (em hebraico: מַמְלֶכֶת יְהוּדָה, Mamlekhet Yehuda), limitava-se ao norte com o Reino de Israel, a oeste com a inquieta região costeira da Filístia, ao sul com o deserto de Negueve, e a leste com o rio Jordão e o mar Morto e o Reino de Moabe.
Um estudo de 2019 produzido pela comunidade samaritana estima o seu número em 820 pessoas. Atualmente, habitam no distrito de Holon em Telavive e Nablus na Cisjordânia situadas em Israel e na Palestina. A religião dos samaritanos baseia-se no Pentateuco, tal como o judaísmo.
Os samaritanos acreditavam que adoravam o mesmo Deus dos judeus, mas não aceitavam as mesmas Escrituras dos judeus, a não ser os cinco primeiros livros, o Pentateuco de Moisés. ... Não adoravam “em verdade” porque rejeitavam 34 livros do Velho Testamento, a Bíblia de então.
Por estarem fora da Judeia, galileus como Jesus eram tidos pelos outros judeus como broncos e caipiras. A Galileia não era árida e rochosa como outras terras da região. Ali havia muita chuva e se produziam cereais, azeite de oliva, vinho e frutas.
Por exemplo, Abraão era hebreu, mas não era tecnicamente israelita nem judeu, Jacó era hebreu e foi o primeiro israelita, mas não era judeu, enquanto Davi (como membro da tribo de Judá) era hebreu,israelita e judeu. Um samaritano, ao contrário, é tanto hebreu quanto israelita, mas não é judeu.
O sacerdote e o levita representam a lei e os sacrifícios, ambos incapazes de salvar o pecador. O samaritano é Jesus Cristo, que salva o homem, paga suas contas e promete voltar. A hospedaria é a Igreja, que cuida dos cristãos, e os dois denários são as duas ordenanças, o batismo e a Ceia do Senhor.
Os judeus não comem carne de porco, cavalo, camelo, coelho, caranguejo, lagosta e camarão. Na verdade, à exceção de peixes com escamas, nenhum fruto do mar é permitido. Há também a proibição de misturar leite e carne. Devendo haver um espaço de seis horas entre os alimentos de uma origem.
O Cristianismo tem suas raízes no Judaísmo da época do Segundo Templo, mas as duas religiões divergiram nos primeiros séculos da Era Cristã. O Cristianismo enfatiza a crença correta (ou ortodoxia) na Nova Aliança mediada por Jesus Cristo, conforme registrado no Novo Testamento.
O messianismo é, em termos restritos, a crença na vinda - ou no retorno - de um enviado divino libertador, um messias [mashiah em hebraico, christós em grego], com poderes e atribuições que aplicará ao cumprimento da causa de um povo ou um grupo oprimido.
Eram escolhidos por Deus e tinham enorme autoridade religiosa e influência. Normalmente, eles eram tidos como conselheiros e instrutores da Lei de Deus. Além de escrever e transmitir as mensagens de Deus, o israelita ou judeu neviim (porta-voz, profeta) muitas vezes encenava parábolas proféticas em sua vida.
profeta Isaías
Os 18 livros proféticos são: Isaías, Jeremias, Lamentações, Baruc, Ezequiel, Daniel , Oséias, Joel , Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias , Malaquias.
Os profetas maiores são quatro: Isaías, Jeremias (que também teria escrito Lamentações), Ezequiel, Daniel.
Elias
De acordo com I Samuel 9:9, os profetas que precederam Samuel foram chamados videntes, enquanto parece que ele foi o primeiro a ser conhecido como profeta. Ele era o homem de Deus (I Samuel 9:7-8), foi aceito pelo povo por ser capaz de revelar o paradeiro de animais perdidos.
Malaquias
Profetas menores
Joel foi um profeta do Antigo Testamento, pouco se sabe sobre sua vida e história. O que se sabe é o nome de seu pai Petuel. ... Sua vida deve ter sido vivida em Judá. Ele não foi sacerdote, mas tinha um interesse muito grande pelo templo e por quem nele servia.