Introdução: A artéria braquial fornece o principal suprimento arterial para o braço. É uma continuação da artéria axilar, começa na margem distal do tendão do músculo redondo maior e termina na fossa cubital (cotovelo).
A artéria poplítea, encontrada na parte de trás do joelho e é responsável pela circulação na parte inferior das pernas. Assim como outras artérias do nosso corpo, pode sofrer um quadro de dilatação patológica, conhecida como aneurisma.
A veia transporta o sangue pobre em oxigênio até o coração pelo átrio direito, uma pequena cavidade localizada ao lado do ventrículo direito, para então ser enviado ao processo pulmonar. Este é chamado de sangue venoso. As artérias transportam, através dos ventrículos, o sangue do coração para o resto do corpo humano.
As veias do corpo humano: as cardíacas e o seio coronário A principal veia do coração recebe o nome de seio coronário, e recebe quase todo o sangue venoso do miocárdio. Localizado no sulco coronário, o seio coronário se abre no átrio direito, e é um canal bastante amplo para onde são drenadas as veias.
Veia femoral leva ao coração todo o sangue que sai da perna, diz médico.
Veias da circulação sistêmica (ou da grande circulação): duas grandes veias desembocam no átrio direito trazendo sangue venoso para o coração. São elas: veia cava superior e veia cava inferior.
Válvulas de retenção As válvulas venosas são cúspides que se expandem a partir das paredes internas do vaso e ficam deitadas contra a parede do vaso, ou seja, abertas, para permitir o fluxo ininterrupto de sangue na direção do coração. O retorno venoso é impedido assim que a pressão na veia cai.
Principais artérias do corpo A maior artéria do corpo é a aorta e dela se subdividem quatro ramificações: arco aórtico, aorta torácica, aorta abdominal e aorta ascendente. A aorta desce pelo tórax e abdômen transportando sangue do ventrículo esquerdo do coração.
O tecido do coração recebe sangue de duas artérias que têm início pouco acima da válvula aórtica: a artéria coronária esquerda e a artéria coronária direita. Pouco depois de deixar a aorta, a artéria coronária esquerda bifurca em duas: a artéria descendente anterior esquerda e a artéria circunflexa esquerda.
As artérias coronárias, que proporcionam ao coração o sangue oxigenado, têm origem na aorta, a grande artéria para onde o ventrículo esquerdo, após cada contracção, bombeia o seu conteúdo.
As artérias são vasos sanguíneos que apresentam paredes resistentes e espessas, sendo essa uma característica fundamental para o transporte de sangue em alta pressão. Nas veias, por sua vez, o sangue é transportado em uma pressão menor, desse modo, suas paredes apresentam-se menos espessas.
Artérias: tronco braquiocefálico, subclávia, carótida comum, carótida externa, artérias carótidas internas. Veias: veias jugular interna, jugular externa, jugular anterior, subclávia e braquiocefálica.
Artéria aorta A aorta é a maior artéria encontrada no nosso corpo. Ela tem sua origem no ventrículo esquerdo, uma das cavidades do coração, e daí se ramifica em várias outras artérias.
Veias importantes e sistemas venosos
Sistema do tronco pulmonar Ele se divide em duas artérias pulmonares, uma esquerda e outra direita. Quando entram no pulmão, as artérias pulmonares formam diversos capilares ao redor dos alvéolos. A artéria pulmonar é diferente das outras pois transporta sangue venoso, rico em gás carbônico.
A veia jugular interna forma-se pela confluência dos seios venosos da dura-máter encefálica, ao nível do forame jugular. No seu início, apresenta uma dilatação que constitui o bulbo superior da veia jugular.
A dor no pescoço é um problema comum que, normalmente, está relacionado com a tensão muscular provocada por situações como excesso de estresse, dormir em uma posição estranha ou utilizar o computador por muito tempo, por exemplo.