As atividades da residência acontecem, principalmente, no Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP, mas alguns estágios da residência também rolam no Hospital Universitário (HU).
O programa de Residência em Pediatria prevê 60 horas de jornada de trabalho semanal, sendo 40 horas de atividades rotineiras e 20 horas de plantão. As 20 horas de plantão ficam a critério de cada estágio sobre quando e de que forma utilizá-las. A duração total do programa recomendado é de três anos (36 meses).
A residência médica é uma modalidade de pós-graduação para médicos que concluíram a graduação. O médico que deseja ser um especialista, faz a residência médica em instituições de saúde como hospitais-escola.
São seis anos de ensino, em média, divididos em três períodos sendo os dois primeiros anos de básico, dois anos de clínicos e dois anos de internatos. Após essa etapa, o aluno pode se formar em medicina, como clínico geral, e obter seu registro de médico com o Conselho Regional de Medicina (CRM).
Conheça as principais instituições de residência médica no Brasil....➜ Fund. Hospital Ouro Branco
De acordo com a Comissão Nacional de Residência Médica, cerca de 7 mil vagas para Residências Médicas são oferecidas todo o ano no Brasil para recém-formados.
A Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia é de duração mínima de 3 anos. No princípio da Residência, o médico realiza o trabalho menos desejável, com quase nenhuma autonomia para tomar decisões.