O osso palatino é um osso em forma de L que se encontra entre a maxila e o osso esfenoide. As suas características principais são as suas placas horizontal e perpendicular.
O palato duro separa as cavidades oral e nasal, limitando a cavidade oral superiormente e formando o teto da boca e o assoalho da cavidade nasal, inferiormente. Essa estrutura óssea é constituída de três ossos do crânio, a maxila e o par de ossos palatinos.
O palato duro é formado pelos processos palatinos da maxila anteriormente. E posteriormente é formado pelos ossos palatinos, que como você já sabe são ossos pares.
Além da mandíbula , os demais ossos do viscerocrânio são : duas maxilas , dois zigomáticos, dois palatinos , dois nasais, duas conchas nasais inferiores, dois ossos lacrimais, um vômer .
Os ossos que constituem o neurocrânio incluem o osso frontal, o osso esfenoide, os dois ossos parietais, os dois ossos temporais e o osso occipital.
Também conhecido como esplancnocrânio, o viscerocrânio é composto pelos ossos apresentados no quadro abaixo. É o osso que abriga o saco lacrimal e responsável por sustentar o conteúdo da órbita. É um osso que compõe o septo nasal, criando assim uma divisão entre os dois lados da cavidade nasal.
Existem três tipos de articulações fibrosas: sutura, sindesmose e gonfose. As suturas, que são encontradas somente entre os ossos do crânio, são formadas por várias camadas fibrosas, sendo a união suficientemente íntima de modo a limitar intensamente os movimentos, embora confiram uma certa elasticidade ao crânio.