Interfase. A interfase é quando a célula apresenta intensa atividade, sendo a mitose precedida e sucedida por ela. A interfase pode ser subdividida em três fases: G1, S e G2, as quais estão explicadas, detalhadamente, a seguir.
Na fase S, como dito anteriormente, inicia-se a duplicação do material genético da célula. ... Terminada a fase S, inicia-se a fase G2, que continuará até o início da divisão celular. Como a síntese de DNA é finalizada, a produção de RNA e a síntese de proteínas são retomadas.
Metáfase. Nessa etapa da mitose, os cromossomos migram para o plano equatorial da célula. Assim, formam a placa metafásica, atingindo o maior grau de compactação dos cromossomos, que se mantém parados. Enquanto, no citoplasma, as partículas e organelas se direcionam para polos opostos.
A meiose permite a recombinação gênica, de tal forma que cada célula diplóide é capaz de formar quatro células haplóides (três no caso da oogênese) geneticamente diferentes entre si. Isso explica a variabilidade das espécies de reprodução sexuada. A meiose conduz à redução do número dos cromossomos à metade.
Resposta. Mitose processo de divisão celular responsável por gerar duas células-filhas e o processo embrionário é formado a partir do zigoto, portador do material genético fornecido pelo espermatozoide (pai) e pelo óvulo (mãe), e ambos realizam a mitose.