O Que Velamento Do Maxilar?

O que velamento do maxilar

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail [email protected].

O seio maxilar está localizado abaixo das orbitas oculares, sendo uma estrutura do osso. Seu formato é piramidal, com sua base seguindo a parede nasal e seu ápice apontando em direção ao osso zigomático. Se ele apresenta alguma disfunção, deve-se realizar o levantamento do seio maxilar.

Conecte-se

O levantamento do seio maxilar é um procedimento de aumento ósseo efetuado com o objetivo de resolver o problema de maxilas atrésicas, ou seja, que são mais estreitas que o normal. O procedimento possibilita a reabilitação da arcada dentária.

Ao mesmo tempo, existe também uma técnica considerada menos traumática chamada Técnica de Summers, em que se realiza uma expansão e compactação óssea através do uso de osteótomos específicos.

Benefícios, Indicações e Alternativas:

Benefícios, Indicações e Alternativas:

Sabemos das peculiaridades e dos desafios de reabilitar essa região com implantes dentários. Entretanto, além da baixa densidade óssea (osso tipo IV e tipo III, segundo MISCH), na grande maioria das vezes observamos uma pneumatização do seio maxilar e remodelação óssea após perdas dos primeiros e segundos molares superiores.

É possível instalar o implante no mesmo ato cirúrgico, sendo feito pelos meios comuns via incisão no rebordo alveolar ou instalado após aguardarmos no mínimo 6 meses para uma total cicatrização e formação óssea no local.

Possíveis causas

A técnica mais utilizada se inicia por meio de uma incisão horizontal ou curva e retalho mucoperiostal. Assim, é possível acessar a parede lateral do seio maxilar.

No pós-operatório, o paciente provavelmente ficará com a área um pouco inchada, já que ouve uma manipulação dela. É possível que aconteça um leve sangramento na boca e até mesmo no nariz. Mas não se assuste, é normal.

Inegavelmente, existem inúmeras técnicas e abordagens para o levantamento do assoalho do seio maxilar. Atualmente, realiza-se essa intervenção em consultório ou clínica odontológica por via intraoral.

Conteúdos Mais Acessados

Conteúdos Mais Acessados

Em um passado não tão distante utilizamos com mais frequência os enxertos ósseos. Atualmente temos buscado cada vez mais as opções de carga imediata que é a confecção da prótese no mesmo dia ou em até 72 horas da cirurgia. Isso é mais possível em casos de reabilitações totais de uma arcada. No entanto para casos parciais ou unitários o levantamento de seio é uma excelente opção para instalação de implantes.

O Levantamento do seio maxilar é uma técnica importante com ampla comprovação científica de décadas e em alguns casos é inevitável quando se pretende instalar implantes na região de pré molares ou molares superiores.

Embora o nome e o local façam parecer que a técnica é complexa, o levantamento do seio maxilar é uma cirurgia simples que tem como finalidade reabilitar áreas sem dente que sofreram reabsorção óssea.

QUADRO CLÍNICO

A sinusopatia, mais conhecida como sinusite, é uma doença que acontece quando os seios nasais ficam inflamados e isto leva à formação de secreções que obstruem a mucosa do nariz e as cavidades ósseas da face. Os sintomas da sinusopatia podem ser dor de cabeça tipo pressão, presença de catarro esverdeado ou amarelado, tosse e febre e na maioria das vezes estão associados a outras doenças como asma e rinite alérgica.

Além disso, essa condição pode ser aguda, que é quando a sinusopatia dura menos de 4 semanas e é causada, principalmente, por vírus e também pode ser crônica em que a sinusopatia persiste por 8 a 12 semanas. Confira mais o que é sinusite crônica e os sintomas.

Quando utilizar a Técnica do Levantamento de Seio Maxilar?

Geralmente, a sinusopatia é causada por vírus responsável pela gripe, porém também pode ser provocada por infecção por bactérias e fungos, sendo que nestes casos a sinusopatia pode ser crônica, ou seja, persiste por mais de oito semanas.

Para preenchimento do espaço criado, pode-se utilizar tanto osso autógeno, xenógeno ou ainda uma mistura dos dois. Também é possível utilizar L-PRF junto com o material de escolha para enxertia.

Como é feito o diagnóstico

Além disso, existem outros fatores que podem levar ao aparecimento de sinusopatia como uso de cigarros, imunidade baixa, infecções de origem dentária e asma. Veja mais o que é asma e os principais sintomas.

Utiliza-se muito essa técnica. No entanto, é preciso prestar atenção na espessura da crista óssea que deve ter pelo menos 7 mm e uma altura mínima de 5 mm até o assoalho do seio maxilar.

Certamente, o primeiro molar superior é um dente que pode passar por inúmeras intervenções até sua eventual exodontia em caso de fraturas, periodontite ou falhas em tratamentos anteriores.

Tabela de conteúdos (Índice)

Tabela de conteúdos (Índice)

Em alguns casos, a sinusopatia pode ser confundida com algum problema dentário, porque também pode provocar dor de dente e mau hálito. Nas crianças, os sinais de sinusopatia também podem incluir irritabilidade, dificuldade para se alimentar e respiração pela boca na maior parte do tempo.

O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.

Após exame clínico (exame físico pelo dentista) o planejamento do levantamento de seio maxilar normalmente é realizado com radiografia panorâmica e/ou tomografia computadorizada. Para saber se o paciente está apto para cirurgia também são necessários a anamnese que é um questionário sobre a saúde e exames de sangue. Com tudo em mãos podemos agendar o procedimento. Prescrevemos medicamentos antes e depois da cirurgia.

O que é velamento reticular?

Termo técnico usado pela medicina para definir uma região "CLARA" (velamento) apontado em exame de RAIO-X, por exemplo.

O que é velamento parcial?

Velamento significa que a mastóide está preenchida com algo, em geral, secreção. É necessário uma avaliação com especialista para avaliar a relevância deste velamento.

O que significa velamento do seio Costofrênico esquerdo?

O derrame pleural pode ser identificado como velamento dos seios costofrênicos. Neste exame, o seio costofrênico está livre. O broncograma aéreo consiste em um brônquio ou bronquíolo aerado circundado por áreas de consolidação. Não pode ser observado na imagem.

O que quer dizer ausência de consolidação pulmonar?

Consolidação pulmonar é um sinal de doenças respiratórias caracterizada por substituição do ar alveolar por líquido prejudicial (como transudato, exsudato ou tecido conjuntivo), lesionando a área. Pode ser identificado como uma área opaca em um raio X torácico ou em ultrassonografia.

O que é Hiperpneumatizaçao do seio maxilar?

Da mesma forma, quando um elemento dental é perdido, o seio maxilar tende a estender-se em direção à crista alveolar correspondente (o que chamamos de hiperpneumatização, ou extensão para alveolar do seio maxilar).

O que é velamento bilateral?

Velamento é o termo utilizado pelo médico radiologista para designar a imagem de uma cavidade (mastóide, orelhas, células ou seios etmoidais) ocupada por algum material diferente de ar, quando este seria, em regra, o normal.

O que é velamento da mastóide?

Velamento das células da mastóide é um achado de exame. Ele simboliza, clinicamente, que há algo dentro da mastóide (um dos ossos que compõe a orelha) que não ar. Você deve procurar um otorrino para que seja elucidado este achado de exame.

O que é Pneumatizados?

Formação de cavidades ou de células com ar num tecido (osso mastoide ou etmoide, por exemplo).