Usa-se uma medição indireta quando se pretende medir uma grandeza que é obtida por derivação matemática de outras grandezas medidas diretamente. Por exemplo, medir a área de um retângulo, medir o volume de um sólido regular, medir a concentração de uma solução e medir a massa volúmica de um corpo.
A medição indireta consiste em comparar a peça que se quer medir com outra de dimensão padrão. 2- COMPARADORES São instrumentos que estabelecem os limites máximo e mínimo das dimensões que se deseja comparar. São fabricados de aço-carbono contendo faces de contato temperadas e retificadas.
Já a medida indireta trata-se de uma grandeza que se quer conhecer e é calculada a partir de medidas diretas, como: medida da densidade de um corpo; temos que fazer uma medida direta da massa e uma medida direta do volume do corpo para, em seguida, encontrar através de um cálculo a densidade, r = m/V.
Por outro lado o erro aleatório é a parcela imprevisível do erro e se se origina de variações temporais ou espaciais. Diferente do erro sistemático, o erro aleatório não pode ser eliminado nem corrigido, mas geralmente reduzido. ... Neste caso, os erros do canhão B são chamados de aleatórios.
Erros instrumentais são intrínsecos à imprecisão dos instrumentos de medida e ao método de medição. Esses erros ocorrem de maneira conhecida, em contraposição aos chamados erros aleatórios.