A encefalite é a inflamação do cérebro que ocorre quando um vírus infecta diretamente o cérebro ou quando um vírus, uma vacina ou outra coisa ativa a inflamação. A medula espinhal também pode ser envolvida, resultando num quadro chamado encefalomielite.
Os vírus são as causas mais comuns de encefalite. As infecções também causam inflamações das camadas do tecido (meninges) que cobrem o cérebro e a medula espinhal – chamada meningite. Geralmente, a meningite bacteriana se espalha pelo próprio cérebro, causando a encefalite.
A meningite de origem infecciosa pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas, conforme a seguir. Existem muitos tipos de bactérias que podem causar meningite. As principais causas no Brasil são: Neisseria meningitidis (meningococo)
A pneumonia é uma doença provocada por micro-organismos (vírus, bactéria ou fungo) ou pela inalação de produtos tóxicos. Ela pode ser adquirida pelo ar, saliva, secreções, transfusão de sangue ou, no caso do inverno, devido a mudanças bruscas de temperatura.
A encefalite é uma inflamação do cérebro enquanto a meningite é a inflamação das meninges, membranas que cobrem o cérebro e a medula espinhal. Existe ainda a meningoencefalite, uma inflamação em ambas as partes, e a encefalomielite, que é a inflamação tanto do cérebro quanto da medula espinhal.
Encefalite é a inflamação do parênquima do encéfalo, decorrente de invasão viral direta. A encefalomielite disseminada aguda é a inflamação do encéfalo e da medula espinal causada por reação de hipersensibilidade a um vírus ou outra proteína estranha. Ambas as doenças geralmente são desencadeadas por vírus.
Em geral, quanto mais grave a infecção, maior a chance de complicações. Perda da audição e visão, problemas com memória, concentração, coordenação motora, equilíbrio, aprendizado e fala, epilepsia e paralisia cerebral são possíveis complicações da meningite.
O tratamento para meningite viral dura cerca de 7 dias e deve ser feito em isolamento no hospital por um neurologista, no caso do adulto, ou por um pediatra, no caso da criança.
O período de incubação da meningite bacteriana é, em média, de 3 a 4 dias. A maioria dos pacientes são internados 24 horas após o aparecimento dos primeiros sintomas. O quadro típico é de febre alta, rigidez da nuca, intensa dor de cabeça e prostração.
A grande diferença entre a meningite bacteriana e viral está nesse detalhe. A maioria das meningites virais é mais benigna e evolui sem tratamento. Já as causadas por bactérias podem ser graves e devem ser tratadas imediatamente com antibióticos.
Meningite Bacteriana A meningite bacteriana é o tipo mais grave e geralmente, é transmitida de pessoa para pessoa por meio do contato com a saliva (tosse, espirro, fala, beijo) do portador da bactéria. A doença geralmente ocorre quando a bactéria entra na corrente sanguínea, e migra até o cérebro.
Meningite bacteriana Causada por duas principais bactérias: meningococo e pneumococo. Pode ser de sorotipos diferentes, por isso é dividida em letras: A, B, C, W e Y. Se a pessoa teve a meningite B, ela fica inume, mas pode ter as outras letras e isso acontece todas as outras.
Meningite Viral Dentre os principais vírus causadores dessa meningite estão o enterovírus, arbovírus, vírus do sarampo, vírus da caxumba, vírus da coriomeningite linfocítica, HIV-1, adenovírus, vírus do grupo do herpes simples tipo 1 e 2, varicela zoster, Epstein-Barr e citomegalovírus.
A meningite meningocócica é causada por uma bactéria, o meningococo e é contagiosa. Transmissão: Pode ser transmitida pelo doente ou pelo portador através da fala, tosse, espirros e beijos, passando da garganta de uma pessoa para outra.
Existem quatro diferentes métodos de isolamento hospitalar: isolamento padrão, de contato, respiratório por gotícula e respiratório por aerossol. O que os define são os agentes infecciosos confirmados ou suspeitos.