Gínglimo ou articulação de dobradiça é uma articulação óssea na qual as superfícies articulares são moldadas uma à outra de maneira a permitir o movimento apenas em um plano, para frente e para trás, ou seja, de extensão e flexão em torno de um único eixo.
Articulação Gínglimo Este tipo de articulação está presente: interfalângicas e articulação do cotovelo. Articulação Trocóide Neste tipo de superfícies articulares são segmentos de cilindro. O movimento executado por este tipo de articulação é a rotação.
- Articulação cartilaginosa – Também chamada de anfiartrose ou articulação semimóvel, ela apresenta tecido cartilaginoso entre os ossos, que pode ser do tipo hialino ou fibroso. Quando a cartilagem é hialina, a articulação recebe o nome de sincondrose e, quando a cartilagem é fibrosa, recebe a denominação de sínfise.
Sincondroses são articulações TEMPORÁRIAS, com a cartilagem sendo substituída por osso com o passar do tempo; Sínfises são articulações PERMANENTES, em que a cartilagem fibrosa une dois ossos e permite pouca movimentação.
Embora apresentem consideráveis variações entre elas, as articulações possuem certos aspectos estruturais e funcionais em comum que permitem classificá-las em três grandes grupos: fibrosas (sinartrose), cartilaginosas (anfiartrose) e sinoviais (diartrose).
São divididas nos seguintes grupos, de acordo com sua estrutura e mobilidade:
As estruturas ósseas que compõem o quadril são formadas pelos ilíacos, sacro e fêmur, formando assim as seguintes articulações: sínfise púbica, articulação sacro-ilíaca e articulação femoroacetabular.