EQST

O Que Um Meio Seletivo?

O que é um meio seletivo?

O meio seletivo permite o crescimento de certos tipos de microrganismos e inibe o crescimento de outros microrganismos. Ele contém inibidores, geralmente antibióticos, que tornam inviável o crescimento de certos microrganismos, sem inibir o crescimento do microrganismo alvo.

O que é semeadura em meios específicos?

Semeadura em meios específicos. Raspado de lesões de pele, unhas, pêlos, secreções uretral e vaginal, secreções de feridas, escarro, lavado brônquico, sangue, líquor, urina, fezes, punção de linfonodos e biópsia de lesões. Preferencialmente, não estar em uso de antifúngicos tópicos ou sistêmicos.

Quais são os agentes seletivos do Macconkey?

- São usadas substâncias seletivas como os corantes tais como cristal violeta, azul de metileno, eosina e verde brilhante. Ex. Mac Conkey além de seus nutrientes contém cristal violeta e sais biliares que inibe o crescimento de bactérias Gram- positivas e permitindo o crescimento de Gram-negativas.

Como podemos classificar os meios de cultura?

Os meios de cultura são classificados de acordo com seu estado físico, podendo ser sólido, quando possui agentes solidificantes como o ágar; semissólido, quando a consistência de ágar e/ou gelatina é intermediária, ou líquido, quando não possui solidificantes, caracterizando-se como caldo.

O que é meio de cultura e para que serve?

Os meios de cultura são insumos preparados em laboratórios que fornecem os nutrientes para o crescimento e desenvolvimento de microrganismos (como bactérias e fungos) fora do seu habitat natural. ... Além dos nutrientes e condições ambientais favoráveis para esse cultivo, muitos critérios devem ser considerados.

Quais são os meios de cultura para fungos?

A função do meio com nutrientes Ágar Sabouraud é o cultivo e crescimento qualitativo de fungos, como filamentoses, leveduras, espécies de cândidas e fungos associados a infecções artificiais.

Como é feita a contagem de colônias em placas?

Caso as placas das alíquotas de 0,3 ml apresentem mais de 300 colônias cada uma, conta-se as colônias da placa contendo a alíquota de 0,1 ml e multiplica-se por 100 ou 102. Exemplo 120 colônias multiplicadas por 100 é igual a 12000UFC ou 1,2 X 104 UFC de Staphylococcus aureus por grama ou mililitro da amostra.

Qual o princípio do meio de citrato e como interpretamos os resultados?

O ágar citrato é utilizado na identificação de bactérias, principalmente as enterobactérias, que o utilizam como fonte de carbono. Quando as bactérias metabolizam o citrato alcalinizam o meio. O pH básico faz o meio, que antes apresentava-se verde, ficar azul, devido ao indicador azul de bromotimol.

Qual a faixa de UFC que se deve fazer a contagem?

Os manuais de análises e as legislações específicas para microbiologia de alimentos estipulam limite máximo e mínimo de contagem. Normalmente, o limite é entre 25 e 250 UFC, porém alguns outros limites podem ser utilizados para algumas análises como, 15 - 150 ou 30 – 300 UFC/placa.

O que significa a sigla UFC mL?

Em microbiologia, a Unidade Formadora de Colónias (UFC; em inglês, colony forming unit, CFU) é uma unidade de medida usada para estimar o número de bactérias ou fungos viáveis - isto é, capazes de se multiplicar mediante fissão binária sob condições controladas - de uma amostra.

O que significa contagem de colônias?

A cultura de urina com contagem de colônias é um exame que permite identificar a presença de bactérias nos rins e na bexiga e quantificar o número de colônias formadas por determinada bactéria. Além de identificar, os antibióticos são capazes de impedir o crescimento de mais colônias, também chamado de antibiograma.

O que significa contagem de colônias no exame de urina?

A urina é um filtrado estéril do sangue. Na ausência de infecção do trato urinário, ela surge a partir dos rins e bexiga, livre de organismos. A bacteriúria significativa é normalmente caracterizada por contagens de colônias maiores que 1.

O que significa sensível no exame de urocultura?

Quando a urocultura é positiva para a bactéria, é indicado no laudo a quantidade em que se encontra na urina e a que antibióticos é sensível, sendo normalmente Fosfomicina, Nitrofurantoína, Amoxicilina com Clavulonato, Norfloxacino ou Ciprofloxacino.