EQST

O Que Um Eupatrida?

O que é um Eupatrida?

substantivo masculino e feminino Membro da primeira classe (nobreza), das três em que Teseu dividiu o povo ateniense, que fazia e executava as leis. Etimologia (origem da palavra eupátrida). Do grego eupatrídes.

Quem criava as leis em Atenas?

As reformas em Atenas começaram a ser feitas no final do século VII a.C., e o primeiro legislador a fazê-las foi Drácon. Esse político ateniense impôs uma série de leis puníveis com a morte se alguém não as cumprisse. As leis de Drácon foram consideradas muito rígidas, e, tempos depois, Sólon promoveu novas reformas.

Como eram feitas as leis na Grécia e como elas eram aplicadas?

As leis processuais incluíam minúcias tipo como as testemunhas deveriam ser chamadas a juízo para que alguém pudesse ser condenado por homicídio. Os legisladores não eram os reis ou governantes mas oficiais designados para o posto de escrever leis.

Como eram os direitos na Grécia?

Eram considerados cidadãos, segundo a lei ateniense de Péricles, os homens que fossem filhos de pessoas detentoras do mesmo estatuto. Era também necessário que o pai reconhecesse o filho e que este fosse enquadrado na estrutura social vigente na cidade natal.

Como era considerado as leis para os gregos?

O DIREITO GREGO A LEI E A JUSTIÇA NA ANTIGA GRÉCIA A LEI A lei era considerada pelos primitivos gregos como um costume sagrado, revelado e sancionado pelos deuses. ... Quando esses homens redigiram os seus novos códigos, os thesmoi, ou costumes sagrados, transformaram-se em nomoi, ou leis feitas por homens.

Como era a formulação de leis na Grécia antiga?

XII a VIII), o direito era autoritário, era uma prerrogativa real. ... Agora, as leis não eram mais privadas (de acordo com os basileis), mas eram aplicadas a todas as pessoas da mesma maneira. A partir do séc. VIII, na Grécia Antiga, aconteceu um processo absolutamente original do ponto de vista político.

Como eram os julgamentos na Grécia antiga?

No ano de 399 A.C, na Grécia antiga, o Tribunal dos Heliastas, levava a julgamento, um réu chamado Sócrates. O referido tribunal era constituído por cidadãos provenientes das 10 tribos que povoava Atenas, e seus membros eram escolhidos por procedimentos ligados a sorte. Em outras palavras: meio por acaso.

Quais as principais característica do Direito na Grécia antiga?

A lei da Grécia antiga foi o precursor intelectual e a fonte do direito romano da era clássica. Algumas das características do Direito Griego são as seguintes: Nos tempos antigos com a filosofia grega, começam os estudos sistemáticos da vida jurídica no estado, com tendência a formular uma teoria verdadeira.

O que era o direito para os gregos?

Para os Gregos da Grécia Antiga, a fonte do direito é o NOMOS, que designa LEI, regra, norma. A noção aparece em Hesíodo (século VII AC) e Píndaro (século V AC) defendendo: “a lei é a rainha de todas as coisas”. Porém, devemos lembrar que para esse povo, NOMOS também se refere aos costumes.

Qual foi a grande inovação no estudo da geometria introduzida pelos gregos?

Geometria clássica foi focada nas construções com régua e compasso. A geometria foi revolucionada por Euclides, muitas vezes referido como o "Pai da Geometria", que introduziu o rigor matemático e o método axiomático ainda em uso hoje.

Qual a principal fonte do direito grego?

A fonte do direito é a demos O direito grego em Atenas está intimamente ligado à política da polis, que tinha participação ativa e direta dos cidadãos.

Quais são as principais fontes históricas sobre a Grécia antiga?

Os poemas escritos por Homero são a única fonte histórica escrita, porém, arqueólogo encontraram alguns objetos que nos deixam deduzir um pouco de como era a vida naquela época. omo por exemplo a civilização grega voltou a ter campos como principal fonte de economia na época.

É uma importante contribuição da civilização grega para o Direito?

Resposta. Resposta: Foram muitas as contribuições à humanidade que herdamos desse povo antigo, os gregos desenvolveram: os capitéis (colunas decoradas – ordem Dórica, Jônica e Coríntia), a democracia, o teatro, a poesia e a filosofia. Eram especialistas em escultura (Discóbolo), arquitetura e cerâmica (Ânfora e Hidra).

Como os gregos entendiam a história?

Entre os gregos, a História foi desenvolvida por meio de relatos que diziam sobre eventos considerados importantes ou que explicariam a origem das coisas.

O que os gregos fizeram pela história?

Os gregos são originário da península Balcanica. Vindos do Norte, das planícies eurasianas, os indo-europeus encontraram a Grécia com um clima sempre ameno, o céu e o mar azuis, e nela permaneceram. No século XX a.C. os povos indo-europeus enfrentaram os Pelágios que habitavam a região, e os dominaram.

O que significa a palavra história para os gregos?

História (do grego antigo ἱστορία, transl.: historía, que significa "pesquisa", "conhecimento advindo da investigação") é a ciência que estuda o ser humano e sua ação no tempo e no espaço concomitantemente à análise de processos e eventos ocorridos no passado.

Quais outras ciências auxiliam a história?

A história se utiliza de outras ciências em seus estudos podemos citar: Antropologia (estuda o fator humano e suas relações), Paleontologia (estudo dos fósseis), Heráldica (estudo de brasões e emblemas), Numismática (estudo das moedas e medalhas), Psicologia (estudo do comportamento humano), Arqueologia (estudo da ...