adjetivo Refere-se à água doce; relacionado com ambientes aquáticos sem salinidade (sal); dulciaquícola: ecossistema dulcícola. substantivo masculino Organismo ou ser vivo que habita regiões de água doce. Etimologia (origem da palavra dulcícola). Dulci + cola.
Em morfologia botânica, séssil aplica-se a um órgão que não possui pecíolo ou haste de suporte, inserindo-se diretamente no órgão principal (ex: folhas sésseis).
O pólipo séssil é um tipo de pólipo que apresenta uma base mais larga que o normal. Os pólipos são produzidos pelo crescimento anormal de tecido na parede de um órgão, como os intestinos, estômago ou útero, mas também podem surgir no ouvido ou na garganta, por exemplo.
As principais células dos poríferos são os coanócitos, os pinacócitos e os amebócitos. Os coanócitos são responsáveis por captar os alimentados levados até o porífero por meio da água, além de digeri-los. Os pinacócitos possuem o formato achatado e revestem a parede externa do porífero.
Apesar de não possuírem tecidos, os poríferos apresentam células especializadas que atuam para garantir o perfeito funcionamento do corpo. As células responsáveis por revestir o animal são os pinacócitos, que possuem formato achatado e estão bastante unidos entre si.
Tipos e Classificação
As esponjas possuem como principais tipos celulares os coanócitos, os pinacócitos e os amebócitos. ... Estas células levam os nutrientes a todas as outras células, além de produzir as espículas, cuja função está atrelada à estrutura da esponja, e secretar a espongina.
c) Quais os diferentes tipos de células presentes nos poríferos e quais suas funções? a) Átrio ou espongiocele é uma cavidade que fica dentro do animal, é o espaço onde a água circula em direção ao ósculo. b) Ósculo é a região superior da esponja, por onde a água flui para o exterior do porífero. É uma abertura.
Classificação. A classificação das esponjas é feita principalmente com base nas estruturas esqueléticas. Geralmente as esponjas são divididas em três classes: Calcarea, Demospongiae e Hexactinellida. As esponjas calcárias possuem espículas de carbonato de cálcio que não podem ser diferenciadas em mega e microescleras.
As esponjas leuconoides são o terceiro e último tipo. Elas são maiores e a estrutura corporal é mais complexa.
Com base no trabalho concluiu-se que a esponja cinza apresentou maior eficiência para a filtração de 70% de compressão, com valores satisfatórios para uma porosidade bem elevada.
Já as leuconoides são as mais complexas, pois possuem câmaras de coanócitos com ampla distribuição de água, dando assim uma característica especial, entre as demais esponjas, por ser muito eficiente no processo de filtração.
Resposta. As espículas são espinhos de carbonato de cálcio ou sílica, que são usadas para estrutura e defesa das esponjas. São secretadas pelos esclerócitos e são as responsáveis pela sustentação do corpo das esponjas.
Resposta: A característica das espículas faz com que elas possam causar ferimentos nos olhos e na pele é porque elas são unidades esqueléticas de calcário ou silício, em forma de ponta muito afiada, o que faz facil a penetração da pele e orgãos moles.
Qual tipo corpório da esponjas é o mais eficiente e permite tamanhos corpóreos maiores? O tipo leuconóide é considerado o plano principal para as esponjas por permitir maior tamanho e eficiência na circulação da água.
Resposta. Pois se reproduzem pelo processo de brotamento externo ou interno, regeneração ou gemulação/gemação (exclusivo das esponjas de água doce), por meio de um broto que formará uma nova esponja adulta.
As esponjas (poríferos) são classificadas como parazoários porque não formam a gástrula embrionária, logo não ocorre a formação da cavidade digestória e dos tecidos verdadeiros.
Como as esponjas são seres pluricelulares e obtém alimento por digestão são consideradas animais, apesar de não apresentarem mobilidade e apresentarem sistemas bem rudimentares.
Os poríferos são considerados animais primitivos porque são sésseis, ou seja, ficam fixos no solo, por isso estão classificados no grupo Parazoa, considerado um táxon paralelo ao de todos os outros animais (Eumetazoa), e carecem de várias coisas que os outros animais possuem, como sistema nervoso e locomoção.
O corpo das esponjas é fundamentalmente organizado em três camadas: uma pinacoderme que reveste a região mais superficial e basal do corpo, além dos canais internos pertencentes ao sistema aquífero; um mesoílo (matriz fundamental) formado por fibras de colágeno e muitas espículas diminutas de carbonato de cálcio ou ...
Resposta. As espículas são espinhos de carbonato de cálcio ou sílica, que são usadas para estrutura e defesa das esponjas. São secretadas pelos esclerócitos e são as responsáveis pela sustentação do corpo das esponjas.