A ocorrência dos fenômenos atmosféricos podem ser separadas em três grandes categorias, ou seja, macro, meso e micro-escala.
Primeira classe: são aquelas que medem todos os elementos meteorológicos. Segunda classe: não realizam as medidas de pressão atmosférica, radiação solar e vento. Terceira classe: medem apenas a temperatura máxima, mínima e a chuva.
A meteorologia é definida como a ciência que estuda a atmosfera e seus fenômenos, e a climatologia é o estudo científico do clima.
Dessa forma, fica posta a diferença entre os dois ramos do conhecimento, pois a meteorologia estuda o tempo atmosférico (também chamado de tempo meteorológico) e a climatologia estuda o clima. A meteorologia dedica-se ao estudo dos fenômenos imediatos, tanto para o presente quanto para o futuro.
A profissão que estuda os fenômenos físicos e químicos que determinam as condições atmosféricas como temperatura, umidade, ventos, chuvas, pressão é a Meteorologia.
Cartografia é a ciência que estuda os mapas e tudo aquilo que envolve sua produção e entendimento. A cartografia não lida somente com as técnicas de elaboração de mapas, mas também com a cognição espacial humana e tudo o que pode ser derivado das representações da superfície física e do mundo em que vivemos.