Geralmente, a motivação pessoal está relacionada ao seu propósito, à sua satisfação pessoal e aos seus valores. Ou seja, diz respeito àquilo que te move a ir atrás dos seus objetivos e metas.
Teoria dos dois fatores de Herzberg
Veja na galeria de fotos 8 maneiras de se automotivar e manter-se em movimento:
A carta de motivação deve ter uma página, no máximo. No texto, você deve se apresentar, resumir seu histórico e dizer por que tem interesse na vaga ou na organização a que está se candidatando.
Clique aqui e faça o teste elaborado por Ferraz para descobrir o peso que cada motivador exerce na sua carreira.
Por um simples motivo: saber exatamente o que você quer, o que você deseja, quais são os seus sonhos e planos é o que irá torná-lo diferente das outras pessoas. Com isso, fazer com que você se destaque na sua profissão. No trabalho que desenvolvo como coach, as perguntas quase nunca são as mesmas.
Os detalhes do novo emprego (responsabilidades, principais tarefas, salário) são muito importantes durante o processo de seleção: 60% dos entrevistados consideram essas informações decisivas. Para 55% dos entrevistados, a chance de progredir na carreira é fator decisivo.
Possíveis respostas para um(a) candidato(a): “Considero que vocês devem me contratar porque sou um(a) profissional dedicado(a), disciplinado(a) e proativo(a) e tenho muita facilidade para lidar com pessoas, resolver conflitos e me comunicar de forma clara e respeitosa, tanto em português quanto em inglês.
Essa é mais uma questão que você deve ser bem sincero na resposta. No entanto, organização, flexibilidade, sinceridade, criatividade, proatividade, pontualidade, sabedoria e eficiência são algumas qualidades que somam pontos extras na avaliação dos entrevistadores.