Dizemos que dois polígonos são semelhantes quando eles possuem o mesmo número de lados e se adéquam às seguintes condições: Ângulos iguais. Lados correspondentes proporcionais. Possuem razão de semelhança igual entre dois lados correspondentes.
A razão entre dois lados homólogos ou entre dois triângulos semelhantes (k) é chamada de razão de semelhança. ... Por exemplo, os triângulos abaixo são semelhantes: Os ângulos são congruentes (iguais) e os lados homólogos são proporcionais. Note que .
Para que dois polígonos sejam semelhantes, é necessário que eles se encaixem nas seguintes condições:
Dois polígonos são semelhantes quando existe proporcionalidade entre seus lados e seus ângulos correspondentes são todos iguais.
quais desses alunos desenharam triângulos semelhantes? ana e ari.
Sendo que, lados homólogos são os dois lados que são opostos a ângulos iguais, cada um em um triângulo.
Por ser um polígono, o triângulo possui perímetro (soma das medidas dos lados) e área. No caso dos triângulos, a área é medida através da metade do produto da base pela altura, de acordo com a fórmula: , com b medida da base e h medida da altura.
Chamamos de hipotenusa o maior lado do triângulo retângulo, que fica oposto ao ângulo reto, e os demais lados são conhecidos como catetos. O teorema de Pitágoras diz que a soma do quadrado dos catetos é sempre igual ao quadrado da hipotenusa.
Retângulo. A principal característica desse triângulo é a presença do ângulo reto (que mede 90 graus). O lado que se opõe ao ângulo reto se chama hipotenusa e os dois outros são denominados cateto adjacente e cateto oposto.