São verbos que se ligam ao complemento por meio de uma preposição. Por exemplo, o verbo obedecer exige a preposição a, pois “quem obedece, obedece A algo/ A alguém”. ...
Os verbos transitivos diretos são aqueles que não exigem preposição obrigatória. Exemplo: Marina ama xadrez. Marina ama. Marina ama quem ou o quê?
Predicação Verbal é a forma de ligar o sujeito ao predicado da oração ou ao predicativo do sujeito. No que respeita à predicação, os verbos podem ser intransitivos, transitivos ou de ligação.
O predicado é a parte da oração que contém o verbo e que traz informações sobre o sujeito, podendo ser classificado como: verbal, nominal ou verbo-nominal. ... O predicado é essencial para a oração, pois é esse termo que traz todas as informações sobre o sujeito.
Com relação à predicação, os verbos podem ser classificados em transitivos diretos, indiretos, diretos e indiretos, intransitivos e de ligação.
A gramática tradicional conceitua verbo intransitivo como aquele que tem sentido completo, não precisando de complemento ou termos acessórios. Leia a frase a seguir: Fui atrás da felicidade e voltei com uma panela de brigadeiro. a) como se classificam os verbos ir e voltar nessa frase?
Resposta: O verbo "precisar" é transitivo indireto (quem precisa, precisa de alguma coisa) e o verbo "alugar" é transitivo direto (Vou alugar um filme, irei alugar um carro).
Quanto à predicação verbal, os verbos são classificados como transitivos, intransitivos e de ligação. ... Outros verbos precisam de outros termos para fazer a ligação o sujeito e o predicado, pois a predicação é incompleta. São chamados de verbos transitivos, que podem ser diretos, indiretos e bitransitivos.
Resposta. Resposta: d) verbo transitivo e intransitivo.
Resposta. Resposta: O verbo "Ver" é transitivo direto, enquanto o verbo "chegou" é intransitivo.
O verbo, quanto à predicação, pode ser classificado em: - Transitivo: é o verbo considerado de sentido incompleto, que exige complemento que lhe integre o sentido. ... - Transitivo direto: é aquele que vem acompanhado de um objeto sem preposição obrigatória (objeto direto ou objeto direto preposicionado).