Periodonto de Inserção - Ligamento Periodontal - Departamento de ...https://www.foa.unesp.brhttps://www.foa.unesp.br
tecidos dentários
Os dentes são formados por um tecido conjuntivo chamado de dentina, que é altamente calcificado e bastante resistente. Recobrindo esse tecido, há uma camada dura e branca chamada de esmalte, considerada a substância mais rígida de todo o corpo.
A classificação e a função dos dentes Eles são classificados em incisivos, caninos, pré-molares e molares. Os incisivos são os quatro primeiros. Eles servem para cortar os alimentos. Os caninos possuem pontas agudas e afiadas e servem para rasgar os alimentos, de acordo com a especialista.
Depois de erupcionados todos os dentes de leite, irrompem os quatro (4) Primeiros Molares permanentes, dois na arcada dentária superior e dois na inferior, o que ocorre em redor dos 6 anos de idade, mas pode acontecer aos 5 ou aos 7 anos de idade. Geralmente os inferiores nascem primeiro.
Portanto sempre que você notar algum dente permanente nascendo sem que o dente de leite tenha caído, leve a criança na Odontopediatra para uma avaliação. Normalmente a extração é bem simples, feita com anestesia e sem dor.
As “janelinhas” no sorriso são parte do crescimento e marcantes para toda a família. Porém, em alguns casos o dente permanente pode começar a nascer enquanto o dente de leite não caiu ainda. Isto pode resultar em problemas ortodônticos pela falta do espaçamento natural para desenvolvimento dos dentes.
Sim, isso acontece e o nome disso é anodontia. Nesses casos, é preciso fazer um diagnóstico correto, para que se possa planejar de forma coerente o que deve ser feito para que a mordida tenha um equilíbrio no desenvolvimento da pessoa.
Com relação ao tratamento, no caso do dente mole, o primeiro esforço é no sentido de estabilizar o dente, o que pode ser feito com o uso de uma contenção flexível. O tratamento leva, em média, duas semanas, tempo necessário para os ligamentos de curarem.
Podemos listar diversos motivos que podem levar ao amolecimento de um dente permanente, mas existem três que são os principais: periodontite, traumatismo dentário e bruxismo. Entenda cada um deles: Periodontite: essa é a causa mais comum e, na maioria das vezes, acontece devido a má higiene bucal.
Dentes moles são tratáveis; doenças como a gengivite e a periodontite têm cura, basta seguir as orientações do dentista, fazer algumas alterações nos hábitos de higiene e alimentares e visitar o dentista regularmente.
É importante destacar que não se deve forçar para que o dente de leite caia. Quando ele já estiver bem mole é possível estimulá-lo a sair naturalmente. Balançar de um lado para o outro ou comer alimentos rígidos para incentivar a mastigação, como maçã e cenoura, são dicas para essa etapa.
Movimentar, lenta e cuidadosamente, o dente de um lado para o outro ou para frente e para trás pode ajudá-lo a se desprender da raiz. Mas é preciso tomar muito cuidado para que ele não quebre. Lembre-se de sempre puxá-lo de forma que siga a curva de erupção.
Sonhar com dente mole pode significar problemas à vista. Você pode não estar contribuindo com as coisas que acontecem em sua vida, tendo pensamentos negativos, podendo até mesmo ter doenças psicossomáticas. O melhor é você começar a pensar positivamente para que as coisas comecem a melhorar em sua vida.