Sendo assim, os protocolos são os padrões pelos quais é estabelecida a troca de dados. Basicamente, são códigos criados para que diferentes computadores possam “conversar”, a fim de supervisionar e gerenciar uma série de processos diferentes.
A Ethernet é uma tecnologia de rede capaz de agregar novas tecnologias em uma comunicação compartilhada por um único cabo para todos os dispositivos da rede. Isso permite que a rede se expanda para acomodar novos dispositivos sem ter de modificar os dispositivos antigos.
Carrier Sense Multiple Access with Collision Detection
O IEEE 802.
O padrão IEEE (leia-se I3E) 802 trata-se de um conjunto de padrões desenvolvidos pelo IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos) para definir métodos de acesso e controle para redes locais (LANs) e metropolitanas (MANs).
A rede ethernet tem como empresas desenvolvedoras a Xerox, DEC (Digital Equipment Corporation) e a Intel com início na década de 70 e aceitação como padrão 802.
A única vantagem da rede de comutação de circuitos é que ela permite que protocolos determinísticos sejam utilizados. Outra vantagem é que uma vez estabelecido o circuito entre o transmissor e o receptor, o desempenho do tráfego de dados é maior.
R: Não há diferença entre hospedeiros e sistemas finais, na realidade, eles são dispositivos que estão nas “bordas” da internet. ... Um servidor Web é um sistema final, porque ele está na borda e recebe/envia informação para outros sistemas conectados a internet.
Comutação de circuitos: Quando dois sistemas finais querem se comunicar, a rede estabelece uma conexão fim-a-fim dedicada entre os dois sistemas finais. ... Pacotes são transmitidos por casa enlace de comunicação a uma taxa igual à de transmissão total do enlace.
Um sistema final é uma denominação para os computadores que estão conectados na periferia da internet, ao passo que o hospedeiro (host) é um tipo de sistema final que hospedam, isto é, executam programas de aplicação, tais como um programa de browser da web, um programa de servidor Web, um programa de leitor de e-mail, ...
Os sistemas finais são aqueles que ficam abertos ainda quando fecha, eles são os navegadores mais usados, o sistema final não é um servidor Web pois ele não é compatível com ele.
Atraso de propagação: tempo que um bit leva para propagar de um roteador ao seguinte. É uma função da distância entre os dois roteadores, mas não tem relação com o comprimento do pacote, nem com a taxa de transmissão da ligação.
Tudo o que você precisa lembrar é esta fórmula simples:
Comutação: mover pacotes dentro do roteador da entrada à saída apropriada. Estabelecimento da chamada: algumas arquiteturas de rede requerem determinar o caminho antes de enviar os dados.
Quando uma aplicação usa o serviço orientado a conexão, o cliente e o servidor (que residem em diferentes sistemas finais) enviam pacotes de controle um para o outro antes de remeterem os dados reais. ... Mais os dois sistemas finais estão conectados de maneira muito tênue, por isso a terminologia 'Orientado a Conexão'.
Protocolo TCP
2) Por que se diz que o protocolo TCP é orientado a conexão? Resp: Porque há o estabelecimento de uma conexão de Nível de Transporte ANTES que dois processos (p. ex, cliente e servidor FTP) do Nível de Aplicação iniciem a troca de mensagens entre si.
Qual a técnica que inicialmente sinaliza quais os pacotes que podem ser enviados e confirmados de forma sequencial entre os hosts remetente e destinatário (estabelece a conexão): Multiplexação da Conversa Segmentação e Agrupamento Transporte Sequencial Three way handshake Técnica Dinâmica Gabarito Comentado 6.
O protocolo UDP Isso significa que, através da utilização desse protocolo, pode-se enviar datagramas de uma máquina à outra, mas sem garantia de que os dados enviados chegarão intactos e na ordem correta. ... No geral, o protocolo UDP permite uma comunicação bastante rápida, o que é muito vantajoso.
Em linhas bem gerais - o protocolo TCP divide a informação a ser transmitida em pacotes. Já o protocolo UDP também quebra a informação em pacotes menores mas não tem o cuidado com a integridade ou a correção de perdas.
O TCP/IP é um conjunto de protocolos de comunicação. O nome vem de dois protocolos TCP (Transmission Control Protocol) e o IP (Internet Protocol). Ele tem por objetivo padronizar todas as comunicações de rede, principalmente as comunicações na web.
protocolo User Datagram Protocol (UDP)