Como exemplo de neoplasias malignas, podemos citar: o câncer de mama, câncer de próstata, câncer de pele, câncer colorretal e câncer de colo do útero. O termo tumor inicialmente era usado para nomear qualquer aumento de volume localizado, porém, hoje, é comum observamos o uso do termo tumor como sinônimo de neoplasia.
A neoplasia benigna, também chamada de tumor benigno, caracteriza-se por apresentar células bem semelhantes às do tecido original, ou seja, apresentam diferenciação; crescem de forma lenta; são bem vascularizadas; comprimem os tecidos vizinhos, no entanto, não os infiltram.
tumor benigno do tecido glandular – adenoma. Quanto aos tumores malignos, é necessário considerar a origem embrionária dos tecidos de que deriva o tumor....B - Tecido conjuntivo.
A principal característica da neoplasia maligna, que a diferencia da benigna: São os tumores bem limitados. É a invasão de tecidos adjacentes. É o crescimento organizado.
Abstract: A neoplasia maligna de colo de útero (NMCU) é a segunda neoplasia feminina mais frequente entre as mulheres e, após o câncer de mama, é a quarta causa de morte por câncer entre as brasileiras.
As opções de tratamento são: Quimiorradiação: a quimio pode ser cisplatina, carboplatina ou cisplatina mais fluorouracil. A radioterapia inclui radioterapia de feixe externo e braquiterapia. Histerectomia radical com dissecção dos linfonodos pélvicos e amostragem dos linfonodos para-aórticos.
O câncer de colo do útero quando diagnosticado em fase não invasiva ou em estágio I tem altas chances de cura (entre 80 e 90%). Há chance em estágios posteriores, mas ela diminui conforme o quadro estiver mais avançado.