Manguezais são a base de um ecossistema biodiverso, e atuam como berçário e protetor contra as mudanças climáticas. ... Esses locais são de grande importância para a fauna aquática e abrigam enorme biodiversidade, com espécies que buscam esse ecossistema para se reproduzirem.
Poucas pessoas sabem que o mangue (manguezal ou mangal) é fundamental para o equilíbrio ecológico. Devido a sua grande biodiversidade, essas áreas são grandes berçários naturais para aves, peixes, moluscos e crustáceos, sendo um dos ecossistemas mais importantes do planeta.
Os manguezais são, portanto, condições próprias de zonas úmidas, nas quais há um processo de transição entre os ambientes marinhos e terrestres, e que podem ocorrer tanto em regiões de clima tropical, quanto subtropical.
De acordo com o mestre em Geografia, a supressão de vegetação e de áreas, com aterramento e/ou construção de grandes empreendimentos são impactos graves nos manguezais. “Essas ações que são mais 'definitivas' eliminam toda fauna e flora.
No mangue, o relevo baixo e plano favorece a entrada de água salgada. Quando a maré está baixa a água doce do rio prevalece, mas quando a maré sobe a água do mar se mistura com a água doce tornando-a salobra.
O manguezal é considerado um ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestre e marinho. Característico de regiões tropicais e subtropicais, está sujeito ao regime das marés, dominado por espécies vegetais típicas, às quais se associam a outros componentes vegetais e animais.
Estuários e outras regiões de terras úmidas costeiras são de grande importância para as aves marinhas tanto residentes quanto migratórias. ... Os manguezais são ambientes estuarinos especiais, caracterizados por apresentarem densa vegetação de halófitas (plantas que vivem em condições salinas), chamadas mangues.
berçario de vida marinha por se desenvolverem em locais de encontro de mar e terra, a vegetação deste local se decompõe facilmente servindo de nutrição para outras plantas e animais e por isso são áreas ricas em matérias orgânicas, o entrelaço de suas raízes serve para abrigo para reprodução de muitas espécies.