Seria como se os genes que condicionam o ambiente fisiológico tenham, pleiotropicamente, uma influência sobre a acção de outros genes (seriam o que se designa genes modificadores).
Um gene no cromossomo 7 codifica a produção de uma proteína chamada regulador de condutância transmembranosa da fibrose cística (CFTR).
A expressividade é a extensão com a qual o gene é expresso em um indivíduo. Pode ser graduada como porcentagem, p. ex., quando um gene apresenta 50% de expressividade, apenas metade das características está presente ou a gravidade é de apenas metade da que poderia ocorrer com a expressão completa.
A duplicação de genes é um fenômeno biológico que leva ao repentino surgimento de material genético novo. Genes “irmãs”, o produto da duplicação de genes, podem sobreviver durante um longo período evolucionário e faz os organismos tolerarem mais facilmente mutações que seriam fatais de outra forma.
O quadro de Punnett, criado por Reginald Punnett, é uma espécie de diagrama que permite determinar as frequências esperadas de um genótipo para um cruzamento.
Por garantir variabilidade genética, ou seja, garantir que indivíduos apresentem DNA diferentes, as mutações são consideradas um ponto importante para o processo de evolução dos seres vivos. ... Assim sendo, uma mutação não surge para garantir a evolução de um organismo, sendo completamente ao acaso.
As duplicações podem originar-se por crossing-over desigual ou por segregação anormal da meiose num portador de uma translocação ou inversão. As deleções terminais nos dois braços de um cromossomo podem dar origem a um cromossomo em anel, se as extremidades livres fraturadas se soldarem.
O melhoramento genético aumenta a eficiência produtiva dos seres vivos, utilizando as técnicas de Seleção artificial e de cruzamento (hibridização) entre seres vivos da mesma espécie e raça. ...
O melhoramento genético de plantas é a ciência que tem como objetivo aumentar a frequência de bons alelos nas populações dos vegetais, para que sejam desenvolvidas suas qualidades ou para adicionar características que vão desempenhar uma função benéfica à produção agrícola.