O que pode causar afta em beb? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
São diversos os motivos que podem causar as aftas em bebês e crianças, alguns dos principais são: baixa imunidade, problemas virais, problemas estomacais, mudanças hormonais, emocional e uso de alguns medicamentos.
Como se pega estomatite em bebê?
A estomatite viral é contagiosa por exemplo, sendo relativamente fácil de se transmitir ou “pegar”, através das gotículas de saliva ou do contato direto com a área afetada (beijo por exemplo), principalmente quando falamos do vírus do herpes (estomatite herpética).
O que causa estomatite em bebê?
A estomatite pode ter várias causas, sendo mais frequente de acontecer devido ao sistema imune enfraquecido, o hábito do bebê de colocar mãos e objetos sujos na boca, ou como consequência de uma gripe, por exemplo.
O que é bom para afta em bebê?
Evitar dar bebidas gasosas e ácidas ao bebê, pois piora a dor; Dar alimentos frios e sem temperos, como gelatina, sopa fria, iogurte ou sorvete, por exemplo, pois alimentos quentes e temperados aumentam a dor; Limpar a boca do bebê com uma gaze ou algodão umedecido em água fria para aliviar a dor.
Quais os sintomas de estomatite em bebê?
Afta na boca, afta na garganta, dificuldade para engolir até mesmo o leite materno e febre alta. Os sintomas indicam uma inflamação na mucosa da boca, que embora também possa afetar adultos, causa mais desconforto e dor em crianças pequenas: a estomatite.
O que fazer quando a criança tá com afta?
Os remédios mais usados no tratamento das aftas são os analgésicos, como Ibuprofeno ou Paracetamol, pois aliviam a inflamação e a dor da afta, reduzindo o desconforto sentido pelo bebê. Estes remédios só devem ser utilizados com orientação do médico, uma vez que as doses variam de acordo com o peso da criança.