As carinatas são aves que apresentam uma quilha no osso esterno, chamada carena. Possuem músculos peitorais desenvolvidos que são responsáveis pelo batimento das asas. ... As ratitas são aves que não apresentam carena no esterno, e são incapazes de voar, como a ema e o avestruz.
Aves são uma classe de seres vivos vertebrados endotérmicos caracterizada pela presença de penas, um bico sem dentes, oviparidade de casca rígida, elevado metabolismo, um coração com quatro câmaras e um esqueleto pneumático resistente e leve.
- Possuem o corpo coberto por penas; - Possuem asas (grande parte das aves consegue voar com estas asas); - Possuem bico (usado para pegar alimentos, quebrar, furar e até transportar); - Possuem ossos pneumáticos (com presença de ar na parte interna, são ocos).
Resposta. Resposta: Os ossos das aves precisam ser leves e delicados para o voo e muitos possuem cavidades para a diminuição do peso, são chamados ossos pneumáticos. No esterno possuem a quilha ou carena, local onde os músculos peitorais se inserem, estes são responsáveis pelos batimentos da asa.
O esqueleto das aves é altamente adaptado para voo. É extremamente leve, mas forte o suficiente para suportar as tensões de decolar, voar e desembarque. O número total de ossos no corpo de uma Ave é menor do que para os mamíferos ou répteis.
Dotadas de ossos finos, leves e não maciços (que ajudam na redução do peso), as aves apresentam ossos pneumáticos que se unem a sacos aéreos (bolsas que saem dos pulmões), com a função de diminuir a densidade do animal, facilitando o voo e a natação (no caso de aves que mergulham).
Entre as principais adaptações das aves ao voo, podemos citar a presença de ossos ocos e penas, músculos bem desenvolvidos e a ausência de estruturas que elevariam seu peso. As aves são animais que apresentam como característica peculiar a presença de penas.
Enquanto a voz das aves é produzida pela siringe, nos mamíferos é produzida pela laringe sendo que ambos os órgãos fonadores ficam na garganta. A siringe está localizada mais precisamente no final da traquéia, na bifurcação que forma os brônquios do pulmão.
Canto. O canto é um tipo de som mais elaborado, sendo composto por notas mais complexas. O canto das aves é muito apreciado pelo ser humano. Alguns dos mais melodiosos cantos de pássaros são os do uirapuru, trinca ferro, corrupião, canário, entre outros.
Vozes de animais
O sapo faz: Rabit! Rabit! Rabit! E as abelhas fazem: Bzzz, Bz, Bz, Bzz, Bz, Bzz!
O voo silencioso se deve às penas macias para aproximar-se de suas presas sem serem percebidas. E as vocalizações lúgubres são para comunicar-se com outros indivíduos de sua espécie ou espantar competidores do território.