A presença de sangue na urina chama-se hematúria e pode ocorrer por diversas doenças, tais como infecções, pedras nos rins e doenças renais graves (para saber mais detalhes sobre a hematúria, leia: HEMATÚRIA (URINA COM SANGUE)).
Enquanto a cistite é uma inflamação da bexiga que pode se tornar uma infecção, a infecção urinária abrange todo o trato urinário, dos rins à uretra. Em ambos os casos, porém, dor ao urinar e uma constante vontade de ir ao banheiro são os sinais mais comuns, podendo existir também presença de sangue na urina.
As infecções do trato urinário (ITU), ou simplesmente infeções urinárias, podem causar sangramento a partir da uretra (de onde você faz xixi, localizado entre o clitóris e a vagina). Os sintomas de uma ITU podem incluir dor ao urinar acompanhada de uma pequena quantidade de sangue no papel higiênico (10).
Pequenas quantidades de sangue nas fezes ou sangramentos detectáveis somente após a limpeza do ânus com papel higiênico são as formas de sangramento retal mais comuns. Em 90% dos casos, a etiologia é benigna. As principais causas de sangramento retal de pequeno volume são: Hemorroidas.
O que pode ser sangue vivo nas fezes e como tratar. A presença de sangue vivo nas fezes acontece principalmente devido a presença de hemorroidas ou fissuras anais, sendo também comum nesses casos que exista coceira anal, dor e inchaço na região.
“Frequente entre as grávidas devido ao aumento de fluxo sanguíneo na pélvis, tende a se agravar no final da gravidez por causa da compressão sobre as artérias da região. Se a mulher perceber sangue nas fezes ou ao se limpar com o papel higiênico, deve procurar o médico”, aconselha Pupo.
O sangramento vaginal na gravidez é um problema bastante comum e nem sempre indica problemas graves, mas é importante que seja avaliado pelo médico assim que a mulher note a sua presença, já que também é possível que indique uma situação grave.
No primeiro trimestre da gestação, pode haver um pequeno sangramento ou escapes de sangue logo no início da gravidez, quando ocorre a implantação do saco gestacional no útero — o que pode provocar descamação da parede uterina ou rompimento de alguns vasos.
A morte de um feto no útero materno está normalmente ligada a dificuldades na gravidez, como problemas com a placenta ou parto prematuro, segundo duas pesquisas americanas publicadas nesta terça-feira (13) e que buscam levar luz às causas e riscos desse fenômeno pouco estudado.
Em casos de óbito embrionário durante o primeiro trimestre – abaixo de 12 semanas de gestação -, é possível esperar até 15 dias para que o organismo aja sozinho e expulse naturalmente.
O alerta só precisa acontecer caso o sangramento for mais forte e persista por mais do que três dias. Então, é importante ir ao ginecologista e fazer um exame de diagnóstico, para identificar se a causa tem relação com o anticoncepcional ou se há algum outro problema hormonal.
Os remédios que o ginecologista pode indicar para o controle da hemorragia menstrual podem ser: Anticoncepcionais orais ou DIU - dispositivo intra uterino, para tentar regular a menstruação e diminuir o fluxo sanguíneo.
Primosiston® é indicado no tratamento de hemorragia uterina disfuncional e antecipação e retardamento da menstruação. Converse com seu médico para obter maiores esclarecimentos sobre a ação do produto e sua utilização.