Normalmente, a língua fica com esse aspecto branco por conta da saburra lingual. Ela é formada por bactérias e células mortas que se desprendem da parte interna da boca. Essa combinação de resíduos acaba refletindo em outros problemas bucais, como o mau odor proveniente da halitose.
Com a língua, não é preconceito julgar pela aparência. O padrão considerado normal e saudável diz que sua coloração deve ser rosada e a textura, mais homogênea.
Coloração rósea: uma língua saudável deve ter coloração rosa claro em toda a sua superfície. A aparência é "viva", sem pontos com cores diferentes —como, por exemplo, placas brancas ou marrons.
Saburra e placa bacteriana A saburra é uma camada de cor esbranquiçada, amarelada ou amarronzada formada por bactérias e restos de alimentos que se aloja na língua. Pode acontecer ainda em razão da baixa produção de saliva e do descamamento natural da cavidade bucal. É uma das principais causas do mau hálito.
Muito além da cárie: 9 doenças que se manifestam pela boca
Mancha marrom na pele Dentre as manchas marrons que podem surgir na pele, elas podem ser: Melanose solar. Hiperpigmentação pós inflamatória. Melasma.
Os principais sinais que devem ser observados são:
Manchas pretas na boca podem ter várias causas, como bolhas ou hiperpigmentação. Em casos raros, elas podem indicar algo mais sério, como câncer de boca. Muitas condições inofensivas podem causar o desenvolvimento de uma ou mais manchas pretas na boca.
O suco de limão é um dos agentes clareadores mais eficientes. Aplique o suco de limão em volta da boca e lábios, sobre a pele escura e esfregue suavemente. Deixe passar a noite inteira e lave pela manhã. Em breve, você obterá excelentes resultados ao se livrar das manchas ao redor da boca.
Já a cor roxa nos lábios pode ser sintoma de uma cardiopatia congênita (anormalidade na estrutura do coração). Isso vale inclusive para crianças ainda recém-nascidas. Sabe aquela dificuldade de respirar que aparece no meio de uma caminhada ou de uma corrida?
Alterações da corSaúde Oral Se existir anemia, o revestimento da boca empalidece e perde a sua cor rosada saudável, mas adquire de novo a cor normal ao tratar-se a anemia. Se existir anemia, o revestimento da boca empalidece e perde a sua cor rosada saudável, mas adquire de novo a cor normal ao tratar-se a anemia.
Saiba como esse problema pode ser resolvido.