Mayombe, nome de uma região da África, é uma narrativa em tempo cronológico que analisa profundamente a organização dos combatentes do MPLA, lançando luz às dúvidas, que também eram as do autor, sobre as contradições, medos e convicções que impulsionavam os guerrilheiros em busca de liberdade no interior da densa ...
O angolano Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos (Pepetela) nasceu em Benguela, a 29 de Outubro de 1941. ... Adotou o nome de guerra de Pepetela, que significa “pestana” na língua Umbundo, e que mais tarde passou a utilizar como pseudônimo literário.
Enredo. O enredo passa-se entre a floresta do Mayombe, na região de Cabinda, em Angola, e a cidade de Dolisie, na República do Congo.
Características
Pepetela
Mayombe é um romance do escritor angolano Pepetela que foi publicado em 1980. A obra recebe esse nome pois faz referência a uma região da África Ocidental que inclui os países: Angola (província da Cabinda) República do Congo.
Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, conhecido pelo pseudónimo de Pepetela (Benguela, 29 de outubro de 1941), é um escritor angolano. A sua obra reflete sobre a história contemporânea de Angola, e os problemas que a sociedade angolana enfrenta.
África
O romance Mayombe se aproxima de um texto documental ou de reportagem. Isso porque Pepetela nos apresenta as lutas entre os guerrilheiros angolanos e as tropas portuguesas durante a libertação do país. O autor do livro ressalta a dificuldade dos guerrilheiros, enfatizando as diferenças e as rivalidades entre as tribos.
A literatura angolana surgiu nos finais da primeira metade do século XX quando um grupo de intelectuais decidiu rejeitar a influência europeia e ir à busca dos elementos culturais africanos que servissem de base para essa nova literatura.
A literatura santomense pode ser evidenciada como poesia e composição literária genuinamente africana, apresentando grande carga de elementos inerentes à cabo verde.
Há muito que o espaço literário guineense deixou de ser um vazio. Esta Literatura possui, desde o seu começo, uma função didática, informativa e formativa que procurou, através das tradições e culturas, resgatar a identidade nacional.
A Literatura de Moçambique é, geralmente, a literatura escrita em língua portuguesa - vulgarmente misturada com expressões moçambicanas -, por autores moçambicanos. ... A literatura produzida em Moçambique, como as demais literaturas africanas nos países colonizados por Portugal, era uma extensão da literatura portuguesa.
RESUMO: Apesar de sua singularidade e expressão, a literatura produzida no arquipélago de São Tomé e Príncipe parece constituir, juntamente com a criação literária da Guiné-Bissau, um tema ainda não suficientemente visibilizado pela pesquisa acadêmica brasileira, comprometendo, dessa forma, um exercício mais ...